Você sabe o que é e quando deve procurar um especialista em Fratura do Tornozelo? Explicando de forma prática, este tipo de fratura é quando o osso quebra parcial ou completamente. No tornozelo existem dois ossos que formam a articulação (Tibia e Fíbula). Pode variar de pequenas avulsões até lesões complexas com grandes desvios e lesões associadas.
A Fratura no Tornozelo é considerada uma lesão frequente, muitas vezes causada pelo mecanismo de trauma em inversão (quando tornozelo gira para dentro) ou eversão (quando o tornozelo gira para fora). Pode ser confundida com o entorse tornozelo, porém, são lesões bem distintas que requer diagnóstico e tratamento precoce. Em alguns casos podem ocorrer em conjunto. Então, se você teve alguma fratura deste tipo, é importante que procure um especialista em fratura do tornozelo.
Procure um especialista em fratura do tornozelo quando sentir todos ou um dossintomas a seguir:
O tratamento conservador realizado pelo especialista em fratura do tornozelo vai depender do tipo, severidade da lesão e condições do paciente. Em um primeiro momento segue o protocolo:
Repouso
Não apoiar no membro fraturado.
Gelo
Fazer durante 15 minutos a cada 2 horas nos primeiros dias.
Compressão
Meias elásticas ou bandagens ajudam no controle do edema.
Elevação
Manter o membro lesionado na altura do coração.
Imobilização
Tala gessada ou bota imobilizadora sempre no atendimento inicial.
Medicações
Para aliviar a dor e controlar o edema nos primeiros dias do trauma, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Na decisão em seguir com o tratamento conservador para Fratura no Tornozelo, o uso de gesso circular ou mesmo bota imobilizadora servem para proteger e restringir o tornozelo permitindo a cicatrização (consolidação) da fratura, aproximadamente 2 meses. A fisioterapia é indicada após para reabilitação.
Nas fraturas com desvio dos fragmentos ou lesões associadas, a cirurgia é indicada pelo especialista em fratura do tornozelo. Por ser uma região articular, reestabelecer a anatomia é o objetivo principal. A técnica vai depender do grau e complexidade da lesão, motivo que a avaliação por um especialista em pé e tornozelo é indicado.