Você está buscando por especialista em pé plano ou pé chato? O tendão tibial posterior é uma das principais estruturas de sustentação do pé, considerado um batente da parte de dentro principalmente durante a marcha. É uma condição causada pela alteração do tendão, resultando na incapacidade em suportar o arco longitudinal medial. Como resultado temos um pé que deforma, o chamado pé plano ou pé chato (nos casos em que já existe pé plano fica pior que o outro lado).
Tem o nome de pé plano adquirido do adulto, pois é o principal responsável por essa deformidade durante a fase adulta. O mais comum é em apenas um dos pés, mas pode ser bilateral. É uma deformidade progressiva, isso quer dizer que só fica pior, principalmente se não tratado precocemente. Por isso é recomendado que você procure um especialista em pé plano ou pé chato para evitar problemas futuros.
A principal causa está na sobrecarga dos pés. Normalmente relacionado a atividades que envolvem muito a ativação do tendão como caminhadas, corridas ou qualquer atividade de impacto associado a falta de preparo físico. Tem relação com sobrepeso e obesidade, prevalência no sexo feminino por volta da quinta e sexta década de vida.
Devido a característica progressiva do pé plano ou pé chato, começar o tratamento logo no primeiro estágio é o ideal. Se iniciar a tempo, os sintomas podem se resolver sem a necessidade de cirurgia.
Por outro lado, na falta do tratamento adequado, o pé pode evoluir com deformidades graves, degeneração (artrose) e limitação para as atividades diárias.
O tratamento com especialista em pé plano ou pé chato inclui:
Órteses
Principalmente as palmilhas sob medida que proporcionam sustentação do arco do pé.
Imobilizações
As botas imobilizadoras e as tornozeleiras firmes nos casos agudos auxiliam no processo cicatricial do tendão.
Fisioterapia
Medidas para diminuir o edema e a dor no início, evoluindo para a reabilitação da musculatura estabilizadora do tornozelo e do membro exercem papel importante.
Medicamentos
Analgésicos e anti-inflamatórios são usados para reduzir a dor e edema.
Modificação de calçado
Muito importante para proteger os pés. Calçados com contraforte firme (parte e trás) e com solado mais firme diminui a sobrecarga nos tecidos lesados melhorando os sintomas.
O especialista em pé plano ou pé chato irá lhe acopnselhar sobre o momento certo para uma cirurgia. Na falha do tratamento conservador em melhorar os sintomas e na piora da deformidade a cirurgia é indicada. Existem diversos procedimentos e o melhor depende de fatores a serem considerados junto ao cirurgião especialista em pé e tornozelo. Estão presentes: tenoplastias, ligamentoplastias, osteotomias, transferências tendíneas e artrodeses. Individualizar o tratamento é o mais importante para o resultado satisfatório.