Precisa de um especialista em Tendão de Aquiles? Dr. Gustavo Maximiano é ortopedista especialista em pé e tornozelo e o Tendão de Aquiles é um tecido que conecta a musculatura da panturrilha com o osso do calcâneo. Durante a marcha é o principal responsável em elevar o calcanhar do solo.
São as duas principais formas de acometimento. A tendinite é a inflamação do tendão, normalmente por períodos curtos. Se não resolver, pode progredir para a degeneração do tendão (tendinose), na qual ele perde sua estrutura elástica e fica suscetível a lesões formando abaulamentos palpáveis e em alguns casos rupturas com perda da função. Pode ser no corpo do tendão (mais comum) ou na região de inserção no osso do calcâneo (associado ou não a um abaulamento posterior do calcanhar - síndrome Haglund). Todas as dúvidas em relação a este assunto você poe esclarecer ao procurar um especialista em tendão de aquiles.
A lesão no Tendão de Aquiles é causado, normalmente, por um aumento repentino nas atividades que provocam esforço repetitivo no tendão. Elas colocam muito estresse no tecido em um intervalo curto de tempo, resulta em micro lesões nas suas fibras e não dá tempo para o organismo cicatrizar. A estrutura é alterada e o paciente refere dor e alteração anatômica (abaulamento).
Qualquer atividade de impacto e esforço repetitivo, que utilize os tornozelos e pés, sem o preparo físico adequado deixa suscetível a essa patologia. Atletas de alto desempenho e amadores ou profissionais que andam muito são exemplos. Obesidade e sedentarismo também são fatores de risco.
Indivíduos com pronação excessiva (pé plano/chato) tem uma tendência a desenvolver tendinopatias no Tendão de Aquiles devido a uma ativação excessiva desse tendão durante a marcha, principalmente na ausência de calçado adequado. Encurtamentos e falta de alongamento também está associado.
É um abaulamento doloroso na região posterior do calcanhar e está diretamente relacionado a tendinopatia insercional do Tendão de Aquiles. Tem como fator risco o uso inapropriado dos calçados, além dos citados anteriormente. O tratamento é semelhante, pode ser acrescentado um calço posterior para elevar o calcanhar e diminuir a sobrecarga (calcanheira). Na ausência se melhora o tratamento cirúrgico é indicado.
A abordagem do tratamento leva em consideração o tempo da lesão, intensidade dos sintomas e extensão da lesão. Seguem algumas recomendações e mais detalhes sobre o tratamento conservador você pode ter durante a consulta com especialista em tendão de aquiles.
Imobilizações
Gesso ou bota imobilizadora proporcionam repouso e proteção ao diminuir a força exercida no tendão.
Gelo
Sempre uma medida eficiente para processos inflamatórios agudos. Compressas de 15 minutos auxiliam para diminuir a dor e o edema.
Medicações
Anti-inflamatórios não esteroides e corticoides tem o seu papel usados com objetivo de diminuir a dor, inflamação e auxiliar na reabilitação, principalmente nas lesões agudas.
Palmilhas
Feitas sob medida para casos de pés muito pronados ou alterações estruturais.
Órtese noturna
Ajuda a manter o tendão alongado durante a noite.
Terapia por ondas de choque
Auxilia no reparo da lesão e controle do processo inflamatório.
Fisioterapia
Exercícios de alongamento, manipulação do tecido, fortalecimento com balanço muscular específico e analgesia são medidas eficientes para tratar o paciente e evitar a piora da lesão.
Se o tratamento conservador falhar em restaurar o Tendão de Aquiles para suas condições normais de função, a cirurgia pode ser necessária. O especialista em tendão de aquiles leva em consideração a extensão da lesão, idade, grau de atividade, ocupação, entre outros para selecionar o procedimento mais adequado.