Está procurando por especialista em metatarsalgia? Primeiro, é importante entender sobre o neuroma, que nada mais é que o espessamento do nervo que pode ocorrer em várias partes do corpo. O mais comum é o de Morton, que aparece entre o terceiro e quarto dedos do pé, também conhecido como intermetatarsal devido a sua localização anatômica.
O neuroma é resultado da compressão e agressão ao nervo, ele se torna espesso e eventualmente leva a danos permanentes do tecido.
Qualquer situação que resulte em compressão e agressão ao nervo pode levar ao desenvolvimento de neuroma. Uma das causas mais comum é o uso de calçados bico fino ou salto alto que forçam os dedos a se "espremerem" dentro de um ambiente estreito. Pessoas com certas deformidades - joanetes, dedos em garra, pé plano ou muito flexível - correm alto risco para desenvolver neuroma. Outras causas em potencial são a falta de flexibilidade (encurtamento da cadeia posterior) e atividades que exercem muito impacto/sobrecarga na região plantar e anterior do pé (ante pé) como corredores, esportes de quadra, dança, entre outras.
Pode estar presente um ou mais dos seguintes sintomas no local onde o nervo está lesado. Se você está com algum deles, procure um especialista em metatarsalgia.
A progressão da patologia, na maioria das vezes, obedece um padrão e você precisa conhecê-lo para saber quando procurar um especialista em metatarsalgia.
Para desenvolver um plano de tratamento para a metatarsalgia, primeiro é necessário determinar por quanto tempo os sintomas estão presentes e o estágio da patologia. O tratamento varia de acordo com a severidade do problema, por isso procure um especialista em metatarsalgia. Para sintomas leves e moderados, são opções:
Palmilhas
Feitas sob medida, proporcionam melhora na distribuição da carga com suporte nos metatarsos. Diminui a pressão e compressão no nervo durante a marcha.
Gelo
Sempre uma boa medida para analgesia e diminuição do edema nas fases de agudização dos sintomas.
Mudança de atividade
Até a melhora dos sintomas, atividades que colocam muita pressão no ante pé devem ser evitadas.
Modificação dos calçados
Evitar calçados estreitos, bico fino, salto alto e muito flexíveis são de extrema importância.
Preparo físico
Melhorar a flexibilidade (alongamentos) nos casos com encurtamento da cadeia posterior.
Medicamentos
Nos casos de dor aguda e incapacitante, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados.
Infiltrações
Feito com corticoides e/ou anestésicos locais em casos específicos.
O especialista em metatarsalgia irá explicar os procedimentos que devem ser tomados até a indicação de uma cirurgia, mas em casos avançados em que o tratamento conservador para metatarsalgia não é suficiente para melhorar os sintomas, o nervo já está com a anatomia alterada e qualquer atividade provoca os sintomas. O tempo de repouso, a via de acesso e outros riscos devem ser esclarecidos com o especialista em pé e tornozelo.