Você está buscando por um especialista em Instabilidade Crônica do Tornozelo? Sabia que essa instabilidade é caracterizado pela ausência das estruturas laterais (região mais comum da lesão) que auxiliam na estabilidade do tornozelo e estão presente após entorses de repetição ou em casos não tratados adequadamente?
Quando você prcoura um especialista nesta área, todas as duas dúdias para iniciar este tratamento são esclarecidas.
A Instabilidade Crônica do Tornozelo, desenvolve-se após a lesão ligamentar que não foi tratada adequadamente ou totalmente reabilitada. Após o entorse, os tecidos são lesados e a capacidade de proporcionar equilíbrio é alterada (propriocepção). Na falta de treinamento os músculos que auxiliam na estabilidade perdem essa capacidade e favorece novas torções. Esse ciclo se não é interrompido, resulta em mais agressão aos tecidos e assim maior dificuldade em reabilitar e se transforma em um tornozelo instável.
As principais queixas de quem procura um especialista em Instabilidade Crônica do Tornozelo são:
Após avaliação inicial feita pelo especialista em Instabilidade Crônica do Tornozelo, vai depender dos exames e qual tratamento já foi realizado. Restrição as atividades e limitações devem ser levadas em consideração para melhor decisão. Entre eles estão:
Na falha do tratamento conservador, grandes instabilidades ou em casos de lesões associadas (lesões da cartilagem, alterações ósseas com impacto tibio-talar, lesões tendineas, entre outras) o tratamento cirúrgico é indicado, mas isso será explicado com todos os detalhes pelo especialista em Instabilidade Crônica do Tornozelo.
A cirurgia para Instabilidade Crônica do Tornozelo consiste em reconstruir ou reparar os tecidos lesados - ligamentos. Existem diversas técnicas e individualizar o tratamento é importante, motivo pelo qual a avaliação com especialista é necessário. Atualmente o procedimento minimante invasivo com artroscopia e retensionamento das estruturas laterais com a técnica de Brostron é o mais utilizado. O período de recuperação vai variar em cada caso.