Está procurando por especialista em joanete? Sabia que mesmo sendo uma das deformidades mais comuns nos pés, algumas pessoas sofrem durante muito tempo até procurar um tratamento com especialista em joanete.
Também conhecido como Hálux Valgo, o Joanete é descrito como um abaulamento na parte de dentro do ante pé. Contudo é muito mais do que isso. A parte visível desse abaulamento é resultado de uma deformidade complexa na qual o dedo maior é desviado em direção ao segundo dedo ao invés de permanecer reto e a cabeça do primeiro metatarso vai se tornando descoberta gerando a saliência.
O Joanete é uma deformidade progressiva. Começa com um pequeno desvio, que gradualmente vai mudando as relações ósseas ao longo dos anos e lentamente vai se tornando cada vez mais proeminente, resultando em grandes abaulamentos. Os sintomas normalmente aparecem em estágios mais tardios.
A mais comum é hereditária, na qual existe uma deficiência na estrutura mecânica do pé, principalmente nos pés pronados (pés chatos) que é um dos grandes fatores de risco.
Tem relação também, com certos tipos de calçados que podem aceleram a deformidade nas pessoas com predisposição (bico fino, salto alto, escarpin, enfim todos que estreitam os dedos), justificando a maior prevalência no sexo feminino.
Também é descrito em algumas patologias reumáticas como artrite reumatoide ou sequelas de trauma, sendo menos habitual.
O principal local de queixa é no abaulamento que se forma, pode ser:
Os sintomas ocorrem com mais frequência ao usar calçados que apertam os dedos e em pessoas que ficam longos períodos em pé.
Nas deformidades mais grave está relacionado a dor em baixo do pé e calosidades. Por isso, se você está com alguns desses sintomas, o recomendado é procurar por especialista em joanete.
O principal é o seguimento com especialista em joanete para avaliar a progressão da deformidade e piora dos sintomas. Contudo, algumas medidas conservadoras podem ser tomadas para diminuir os sintomas e proteger os pés para que o joanete não piore, vale lembrar que nenhuma delas recupera o alinhamento do dedo. Dentre elas estão:
Mudança de calçado
Usar o calçado apropriado é considerado o principal tratamento. Mais largos na parte da frente e mais estruturados evita que piore o quadro.
Preenchimentos
Principalmente os de silicone podem amenizar o atrito no calçado e diminuir os sintomas.
Mudanças de atividade
Tudo o que forçar a parte da frente dos pés, se possível, deve ser evitado.
Medicações
Anti-inflamatórios e analgésicos são usados em situações específicas para diminuir os sintomas como dor e inchaço.
Gelo
Pode ser usado nas crises para reduzir inflamação e dor.
Órteses
Em casos específicos, sobre orientação médica.
Na piora dos sintomas ou da deformidade, quando o tratamento conservador falha e a dor e o inchaço interferem nas atividades diárias, a avaliação com o especialista em joanete é indicado para avaliar a necessidade cirúrgica.
Existe uma grande variedade de cirurgias para correção do Joanete. Dentre os principais objetivos estão: ressecção da proeminência com realinhamento ósseo e reparo das partes moles. O objetivo é reduzir a dor e melhorar a deformidade evitando quadros mais graves no futuro.
O pós operatório depende da técnica utilizada. Hoje, a cirurgia minimamente invasiva é realidade, pois permite cargas precoces com órteses específicas resultando em um conforto maior ao paciente e retorno as atividades. Tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia quando consultar um especialista em joanete.