A Ortopedia e a Traumatologia andam unidas, esta é a especialidade médica dedicada a cuidar dos traumatismos do aparelho musculoesquelético. O foco principal é o atendimento a lesões dos ossos, tendões, coluna, bacia, membros superiores e inferiores.
O ortopedista cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor. Para se tornar um especialista nessa área é preciso estudar Medicina, especializar-se em Ortopedia e Traumatologia e passar por um período de residência hospitalar. Quando um corredor apresenta dores ou lesões nos ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos, por exemplo, é com um médico ortopedista que ele deve se consultar.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2019, revelou que perto de 80 milhões de brasileiros praticam alguma atividade física regular, e, o número de lesões ortopédicas relacionadas, estão aumentando.Nesses casos, o ortopedista especialista em trauma esportivo é quem vai identificar e indicar o melhor caminho para o tratamento.
O Dr. Daniel Carvalho, ortopedista e traumatologista explica, “O médico ortopedista pode tratar de pacientes com traumas diversos, realizar cirurgias, tratar fraturas, orientar e tratar pacientes com problemas de postura, má formação óssea e da coluna, ele pode se especializar na área que melhor lhe interessar”. Por isso que se ouve muito dos pacientes os comentários de que algum profissional é especialista em joelho, ombro etc.
E você, já precisou passar em um médico dessa especialidade?
fonte: Webrun