Neste blogpost vamos falar sobre artrose no pé. Afinal, o que é, quais os sintomas desta doença e como ela pode ser diagnosticada? Um especialista em pé e tornozelo pode te ajudar a avaliar o grau da doença e indicar o melhor tratamento.
A artrose nos pés é conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, e trata-se de uma condição manifestada quando há desgaste na cartilagem do corpo.
A cartilagem tem como função evitar o atrito entre os ossos e, com o passar do tempo, ela vai se desgastando, fazendo com que os ossos possam se encostar a cada movimento, causando dor.
No entanto, não é apenas a idade que pode levar à artrose nos pés, outros fatores podem levar ao desenvolvimento do problema, como:
Além de saber sobre artrose no pé, muitas pessoas confundem esta doença com artrite. O nome é bem parecido, mas são coisas diferentes, pois a artrose no pé afeta a cartilagem, como explicado acima e a artrite é uma inflamação das articulações e se manifesta devido a alguma outra doença como lúpus, espondilite e a própria artrose.
A artrose no pé pode ser causada por diversos motivos, como a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.
Os sintomas também podem variar e cada paciente pode procurar um especialista em pé e tornozelo por conta de um sintoma diferente. Podem surgir por conta da artrose no pé alguns considerados como os mais comuns:
Sim, existe tratamento para artrose no pé, porém o mesmo deve ser feito com orientação do reumatologista ou ortopedista especialista em pé, pois o profissional irá avaliar os sintomas, solicitar os exames necessários e evitar a evolução da doença, com o tratamento adequado.
Dentre os variados tipos de tratamentos, o médico pode solicitar, por exemplo, medicamentos, fisioterapias, infiltração nas articulações, o uso de sapatos adequados, neste caso, partindo para um tratamento mais conservador que pode englobar até mesmo uma dieta para perda de peso.
Sim, existe como prevenir o surgimento da artrose no pé, aliás, uma das principais formas de tratamento é a prevenção. Para isso, existem alguns cuidados que devem ser seguidos que incluem:
Importante ressaltar que a artrose é uma doença degenerativa crônica e, por conta disso, não existe um bom prognóstico da doença, servindo os tratamentos para aliviar a dor e a inflamação, retardar o progresso da doença, melhorar a movimentação e a qualidade de vida.