Quer saber tudo sobre o cisto sinovial no pé? Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre este assunto, falar o que é este tipo de cisto e como ele pode ser tratado. Antes de mais nada, sempre é importante falar que se algum sintoma surgir na região do pé ou tornozelo, você precisa buscar atendimento de um profissional, um ortopedista que seja especializado nesta região do corpo que poderá lhe auxiliar sobre o melhor tipo de tratamento, além dos exames necessários para diagnosticar com precisão o seu caso.
O cisto sinovial no pé é um tumor benigno que se caracteriza com um pequeno nódulo em formato arredondado, com consistência mole acima das articulações ou dos tendões.
É importante entender que este cisto pode também aparecer nas mãos e nos punhos, mas o foco deste conteúdo é tratar do cisto sinovial no pé.
Este cisto se forma por conta do líquido sinovial e pode ser comparado com uma espécie de lubrificante dentro das articulações, circundado por uma bolsa chamada sinovial.
O cisto acontece por conta da cartilagem, tecido que fica nas extremidades dos ossos e na falta dela, os ossos provocam lesões que causam o cisto sinovial.
Este tipo de patologia pode ser provocada por traumas, movimento e esforço repetitivo, que podem causar o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.
No entanto, a consulta com um ortopedista especialista é primordial para que os exames necessários sejam feitos e, com isto, o diagnóstico preciso.
Há ainda, uma outra explicação para o que pode causar cisto sinovial no pé, um defeito na formação da articulação também pode ser resultante de sua causa, já que o cisto sinovial pode surgir sem histórico de traumas ou uso repetitivo da articulação. Porém, tudo será esclarecido pelo médico quando o mesmo fizer os exames e analisar o caso do paciente.
É comum as pessoas terem dúvidas em relação aos sintomas de algumas doenças, como é o caso do cisto sinovial no pé.
Este tipo de cisto, geralmente, possui entre 1 a 3 centímetros de diâmetro e possui um formato arredondado, sendo visível e palpável. No seu interior, o paciente pode perceber um líquido avermelhado.
O tamanho pode variar e o cisto sinovial no pé pode surgir de repente ou também ir evoluindo com o passar do tempo, tornando-se mais ou menos volumoso. Da mesma maneira, este tipo de cisto pode desaparecer repentinamente. Alguns dos sintomas podem ser dor no local, caso algum nervo seja comprimido, além do paciente também pode apresentar perda de força e sensibilidade na região da articulação.
Antes de iniciar este tópico sobre como tratar cisto sinovial no pé, é importante esclarecer que há curta e apesar de ser um tumor, ele é considerado benigno e não tem possibilidade de se transformar em câncer, por exemplo.
Nos casos em que o cisto sinovial no pé não desaparecer espontaneamente, o paciente, com orientação de um ortopedista, vai iniciar o tratamento adequado, que pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, comprimindo o cisto e impedindo a movimentação da articulação.
Existe ainda, outra forma de tratar o cisto sinovial no pé, a aspiração com uma agulha, podendo ser feita com anestesia local em consultório. Após o procedimento, o médico costuma infundir uma solução com corticoides para colar as paredes do cisto e atrapalhar o seu preenchimento. Existe uma taxa de sucesso de 75% neste tipo de procedimento.
Os dois procedimentos são positivos para tratar o cisto sinovial no pé, mas apenas o ortopedista especializado neste tipo de situação poderá dizer qual o melhor para o caso de cada paciente.
Quer saber mais sobre o cisto sinovial no pé? Sente algum dos sintomas? Não perca tempo e nem fique com dores, clicando no botão do WhatsApp ao lado ou preenchendo o formulário abaixo, você será direcionado para a equipe de profissionais que trabalham com o Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.