(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Como saber se um pé está quebrado?

COMPARTILHE

Você está buscando por: como saber se um pé está quebrado?

É justamente para sanar esta dúvida que este conteúdo exclusivo foi preparado. Afinal, você pode estar com o pé quebrado ou fraturado após envolver-se em algum acidente, como algum tipo de queda.

No entanto, é importante deixar bem claro, logo no início deste conteúdo, que a atenção especializada de um ortopedista é imprescindível, pois um problema desta magnitude pode ser considerado grave.

Quais os sintomas para saber se um pé está quebrado?

Os sintomas podem variar de caso para caso. Então, afinal, como saber se um pé está quebrado? Quais são os sintomas mais comuns? 

É importante ficar atento em casos de acidentes envolvendo o pé, pois deixar os sintomas se intensificarem pode prejudicar o estado da lesão.

Abaixo seguem alguns dos sintomas.

  • Inchaço;
  • Dor no local e na região;
  • Sensibilidade no pé que estiver quebrado;
  • Hematomas no local.
Como saber se um pé está quebrado ou torcido? Como saber se um pé está quebrado?

Como saber se um pé está quebrado ou torcido?

Normalmente, um pé quebrado tende a doer mais que um pé torcido e, além do mais, a dor é mais forte e mais persistente. No entanto, confundir esses dois fatores é comum entre as pessoas pois os sintomas são parecidos.

Por isso, respondendo a dúvida sobre como saber de um pé está quebrado ou torcido, uma analisada pode ser eficaz para tirar essa dúvida, como por exemplo, prestar atenção no som que o corpo faz quando ocorre a lesão, mas claro que nem todas as lesões emitem algum som no momento, por isso sempre é bom consultar um médico em caso de apresentar os sintomas acima.

Será necessário, a realização de um Raio-X irá mostrar a gravidade do seu caso e determinar se o pé está quebrado ou torcido.

Por consequência disso, o ortopedista especialista irá avaliar o caso minuciosamente e determinar qual é o cuidado específico para sua situação.

Leia também: Você sabe a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção

Procure um especialista mesmo com sintomas leves

Por mais que você não esteja sentindo nada forte nos pés e nem tenha sintomas graves, é importante consultar um ortopedista especialista em pé. A dor ou inchaço podem demorar a aparecer após uma fratura, mas mesmo assim você pode precisar de um tratamento. O médico fará seu histórico e fará um exame físico. 

Em seguida, o especialista pode solicitar alguns tipos de exames de imagem para verificar se há uma fratura.

O raio X é a ferramenta mais comum usada para ajudar a diagnosticar uma fratura no pé. Varreduras ósseas e outros exames de imagem podem ser necessários para fraturas por estresse, que são pequenas demais para serem observadas apenas com raio-X.

Qual o tratamento para esses casos?

O tipo de tratamento que você recebe é baseado na gravidade e localização da fratura. Então, pode ser que você precise de descanso e medicamentos para aliviar a dor. Também é comum usar gesso, cinta ou bota para o pé quebrado. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária, mas tudo será corretamente avaliada pelo ortopedista.

Quais os tratamentos comuns para um pé quebrado?

Depois que você entende como saber se um pé está quebrado, claro que a intenção é descobrir quais são as formas de tratamentos, não é mesmo?

Pois bem, o tempo de recuperação depende da localização e da gravidade da fratura. A maioria das fraturas nos pés levam algumas semanas para cicatrizar, mas o ortopedista especialista saberá dizer com precisão dependendo dos resultados dos seus exames.

O tempo de cura varia, portanto, sempre é importante perguntar ao seu médico quando você pode retomar as atividades normais.

A maioria das pessoas se recupera completamente e pode andar novamente depois de quebrar o pé. No entanto, complicações são possíveis. 

Por exemplo, é comum ter inchaço e dor durante a recuperação, assim como ter muita dificuldade em encontrar sapatos confortáveis.

Onde encontrar ortopedista especialista em pé?

Se você acha que seu pé pode estar quebrado, procure ajuda e orientação médica. A espera pelo surgimento de sintomas, como já mencionada aqui, pode ser ainda mais prejudicial. Entre em contato com um especialista preenchendo o formulário abaixo ou através do botão do WhatsApp ao lado.

Leia também: Veja quais são os sintomas de uma fratura

Fale com um especialista!