(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Como tratar o pé cavo?

COMPARTILHE
Pé chato ou pé plano

Pergunta frequente para quem  sofre deste problema é como tratar o pé cavo. Neste conteúdo, vamos explicar alguns métodos de tratamento para esta patologia e também aprofundar um pouco mais a discussão sobre o assunto. Vamos lá?

 

O que é o pé cavo?

Os pés que possuem esta patologia têm um arco plantar mais elevado naquela região da curva onde apoiamos, na área da planta. 

O pé cavo sofre um aumento natural de pressão sob o calcanhar e os metatarsos e, muitas vezes, podem surgir calosidades volumosas e até mesmo dolorosas.

E afinal, como tratar o pé cavo?

Ao buscar um método cirúrgico para solucionar o pé cavo, o paciente será submetido à avaliação de um ortopedista especialista que dirá a real necessidade deste procedimento. 

É possível tratar o pé cavo de duas maneiras distintas: com o método conservador ou, se for o caso, cirurgia.

Quando se opta pelo método conservador algum dos tópicos abaixo podem ser indicados:

Palmilhas: feitas sob medida, proporcionam melhor apoio e estabilidade para os pés; Calçados: com o contra forte firme (parte de trás), base mais larga, pequeno salto e solado firme, agrega conforto e estabilidade; Imobilizadores: são indicados na presença de instabilidade e dor na lateral do tornozelo; Medicamentos: somente para dores agudas oriundas da sobrecarga e sempre sob prescrição médica; Mudança de atividade: a troca daquelas que sobrecarregam os pés para as que tenham menos impacto; Fisioterapia: para tratar patologias associadas, como tendinites, bursites e lesões ligamentares.

Para os casos cirúrgicos é indicada a osteotomia, procedimento no qual são feitos cortes no metatarso e no calcâneo.

Em alguns quadros, os pacientes que buscam saber como tratar o pé cavo e que são submetidos a cirurgia, apresentam outras lesões associadas que podem ser corrigidas no mesmo procedimento, como tendinopatia dos fibulares ou lesões que estejam ligadas ao tornozelo, por exemplo. 

No entanto, sempre é importante reiterar que quem vai dizer, com toda certeza, como tratar o pé cavo, será um ortopedista especialista em pé.

Alguns problemas que podem surgir em quem tem pé cavo?

Após explicar como tratar o pé cavo com os dois métodos acima, vamos comentar sobre alguns problemas que podem ser ocasionados por esta patologia.

Lesões

Quando se tem o pé cavo, algumas lesões podem surgir e isso ocorre, geralmente, porque a falta de pronação faz com que o pé tenha absorção de choque no impacto. Pronação é aquele movimento que contribui para absorver o impacto que ocorre, após o contato do calcanhar, durante a passada. 

Dores

Normalmente elas ocorrem no lado do pé, no arco longitudinal, que se localiza ao longo do comprimento do pé. É um tipo de dor que aparece em baixa intensidade, mas também pode acontecer de forma repentina se, por acaso, os ligamentos forem rompidos ou distendidos, durante a realização de uma atividade física, por exemplo.

Instabilidade do tornozelo

Procurar saber como tratar o pé cavo, também é entender algumas das situações que esta patologia pode provocar. E a instabilidade do tornozelo é uma delas. Seu surgimento se dá no momento da pisada, quando é criada uma sobrecarga na parte lateral do pé e de toda a perna.

Se algum sintoma relacionado a isso surgir, procure um ortopedista especialista em pé rapidamente para tratar desta questão.

Como tratar o pé cavo? Fale com quem entende!

Quer entender melhor sobre o pé cavo, tirar dúvidas e agendar uma consulta?

Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado, você conversa com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especializado em pés e tornozelos em Ribeirão Preto.