Sentir dores no pé não é normal e pode significar muitas coisas. Por isso, ao menor sintoma, você deve procurar por um ortopedista especialista em pé que realizará as avaliações sobre o que pode estar causando este incômodo.
É importante observar o local exato da dor. Se o seu caso for dor em cima do pé, este conteúdo traz o esclarecimentos das principais dúvidas e indicar o que pode ser feito em casos como este.
A parte de cima do pé é chamada de Dorso. É formado por pequenos ossos ligados entre si. Perto destes ossos existem alguns tendões. São eles que estão sujeitos a lesões, tanto que uma das principais causas de dor em cima do pé é em decorrência de acidentes ou traumas, pois podem gerar fratura ou micro-lesões nesta região específica.
É neste cenário que a procura por um ortopedista se faz necessária, pois alguns problemas ortopédicos ocasionados por desgaste podem surgir, como por exemplo: tendinite, artrose, artrite, deformidades ou até mesmo pé cavo.
São muitos os fatores que podem explicar a dor em cima do pé. Um deles é bem comum: o uso de sapatos apertados ou desconfortáveis. Por isso, opte sempre por calçados confortáveis que deixem os seus pés na posição correta para que não sejam prejudicados na hora da caminhada ou da prática de atividades físicas de alto impacto. Caso contrário, a dor em cima do pé surgirá.
No caso específico das atividades físicas, contar com o auxílio de um profissional pode ajudar na postura e no alívio do impacto, o que vai ajudar a aliviar a dor em cima do pé.
Leia também: Quando procurar um ortopedista especialista em pé?
Após a procura de um ortopedista especialista em pé, o paciente será encaminhado para o tratamento correto, a depender do seu caso.
No entanto, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar este tipo de dor ou minimizá-las no dia a dia, mas lembre-se que nada substitui a avaliação médica.
Uma das dicas para minimizar a dor ou evitar que ela aconteça, principalmente para quem pratica atividade física de alto impacto, é realizar o alongamento, pois assim você conseguirá aumentar a flexibilidade das articulações.
Um outro ponto importante, principalmente se esta dor já te persegue há algum tempo, é realizar massagem no local da dor por alguns instantes. Aliar esta medida com o descanso dos pés e o uso de sapato confortável ajudarão a amenizar a dor em cima do pé.
Como já foi dito no início do texto, uma das possibilidades de se sentir dor em cima do pé pode ser o pé cavo, mas afinal, o que isso significa?
O pé cavo é uma condição na qual o pé tem o arco longitudinal acentuado. Devido a esta apresentação, ocorre um excessivo aumento de sobrecarga nos calcanhares e na região plantar do antepé, durante a marcha e ao ficar longos períodos em pé.
Pacientes com esta patologia podem apresentar uma variedade de sinais e sintomas, como dor e instabilidade. O pé cavo não tem relação com idade e pode ser em um ou nos dois pés.
No entanto, é válido reforçar, mais uma vez, que somente um especialista poderá realizar este diagnóstico.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o pé cavo
Se você sente dor em cima do pé, massageia diariamente e usa sapatos confortáveis, mas mesmo assim a dor é insistente, não deixe de procurar um especialista.
Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e tenha acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano.
Agende uma consulta para sua dor em cima do pé. Coloque sua saúde em primeiro lugar!.