(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

É possível identificar fratura no pé e tornozelo sem raio-x?

COMPARTILHE
É possível identificar fratura no pé e tornozelo sem raio-x?

A sua dúvida é sobre a identificação de uma fratura nos pés ou no tornozelo sem precisar de raio-x? Será que é possível? Neste conteúdo vamos explicar mais sobre este exame e também sobre fratura para que você entenda, de uma vez por todas, se é possível identificar fratura no pé e tornozelo sem raio-x. Vamos lá?

O que é, afinal, o raio-x?

Antes de entender se é possível identificar fratura no pé e tornozelo sem raio-x, vamos compreender o que esse exame representa. O raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar, de forma rápida, se existem alterações na estrutura de ossos e também de órgãos. 

Este tipo de exame é bastante utilizado em setores emergenciais dos hospitais, mas também pode ser recomendado por ortopedistas em casos de pacientes que se queixam de dores.

Como é o foco deste conteúdo, supondo que o paciente se queixe de intensas dores nos pés ou nos tornozelos, o ortopedista irá solicitar um raio-x para que possa analisar se há ou não uma fratura naquelas regiões.

Se existir um osso quebrado, a fratura permite a passagem de radiação, e a parte machucada é flagrada, na chapa, como um corte escuro. 

A depender do caso do paciente, somente o raio-x não será necessário e o médico irá solicitar outros tipos de exames que tendem a ser mais específicos.

Tipos de fratura

Agora você já sabe que é necessário um exame de raio-x para que uma fratura no pé ou tornozelo seja identificada da forma correta para que o ortopedista consiga designar o melhor tratamento. 

No entanto, ainda neste conteúdo, vamos te explicar que existem alguns tipos de fraturas, vamos a eles:

  • Traumáticas: são as características de acidentes, por exemplo, quando há uma força excessiva no osso. No entanto, também pode ser devido a movimentos repetitivos que lesionam o osso aos poucos;
  • Patológicas: são aquelas fraturas que ocorrem sem explicação ou devido a pequenas pancadas, como na osteoporose, por exemplo.

 

Além disso, é importante entender que as fraturas podem ser classificadas de acordo com a lesão, e elas podem ser simples, onde apenas o osso é atingido; expostas, quando a pele é perfurada e, com isso, há a visualização do osso; complicadas, pois afetam outras estruturas além o próprio osso, como os nervos, músculos ou vasos sanguíneos e incompletas, que são lesões ósseas que não geram quebra, mas possuem sintomas de fratura.

Aqui no blog já preparamos um conteúdo exclusivo sobre os sintomas de uma fratura, se você quiser entender melhor, clique aqui.

 

Leia mais: Como saber se um pé está quebrado?

Fale com um especialista

Se você ainda tem dúvidas e quer saber se é possível identificar fratura no pé e tornozelo, fale com um especialista. 

Não fique adiando a procura por um profissional, os sintomas podem piorar e o quadro evoluir para algo mais grave.

Preenchendo o formulário abaixo você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.

Fale com um especialista

Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.