Quer saber o que é fibromatose plantar? Neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre o assunto, falando o que é, quais são as possíveis causas e se existe tratamento ou não. Por isso, fique com a gente até o final deste texto para tirar todas as suas dúvidas sobre fibromatose plantar.
Este tipo de patologia representa um amplo espectro de processos clínico-patológicos que tem como característica a proliferação de fibroblastos, geralmente maduros, associados ao colágeno.
Essa patologia é conhecida por se desenvolver na fáscia plantar, um tecido fibroso e grosso na parte inferior dos pés. Resumindo, é um processo no qual o corpo forma nódulos duros ou fibromas na parte inferior do pé, ligados à fáscia plantar, o ligamento que sustenta o arco. Este tecido cobre a área do seu calcanhar até os dedos dos pés, estabilizando o arco do pé.
Sim, se você quer saber se existe tratamento para fibromatose plantar, a resposta é positiva. No entanto, um ortopedista especializado em pé e tornozelo pode indicar o tratamento conservador, como modificações de calçado, uso de palmilhas específicas, a infiltração local com corticóides, o uso de medicações orais, fisioterapia e a redução de peso.
Todo o tratamento conservador deverá ser feito somente após consulta com o profissional que irá orientar a forma correta de iniciá-lo.
Em caso da fibromatose plantar se apresentar em estágio mais avançado, em que os nódulos são muito dolorosos e interferem com a marcha, o tratamento a ser pedido pelo médico pode ser o cirúrgico, consistindo na realização de fasciectomia com excisão dos nódulos.
É bastante comum as pessoas se confundirem e procurar entender qual a diferença entre fibromatose e fascite plantar. Por isto, este tópico do conteúdo procura esclarecer isto.
É importante entender que os nódulos formados pela fibromatose são benignos e compostos de tecido fibroso. Já na fascite plantar, o paciente nota apenas uma inflamação desse tecido.
A fibromatose plantar classifica-se como um distúrbio em que há o crescimento excessivo de tecido e também é considerada doença rara, diferente da fascite plantar, bastante comum, principalmente em atletas.
Procure um especialista
Se você sente dores na região da fáscia plantar, sente elevações nesta região que incomodam ao andar, não exite em procurar por um ortopedista especialista em pé e tornozelo, que possa lhe orientar sobre o tratamento adequado e quais medidas devem ser adotadas a partir dos resultados dos exames e da avaliação.
Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado, você tem acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.