Quer saber se joanete pode voltar após cirurgia? Neste conteúdo vamos explicar todos os detalhes sobre esta patologia, em quais casos o procedimento cirúrgico é indicado e como essa cirurgia é indicada pelo ortopedista especialista em joanete.
Antes de entendermos se joanete pode voltar após cirurgia, é preciso saber o que é esta patologia, também conhecida como Hálux Valgo, é descrita como um abaulamento na parte de dentro do ante pé. Contudo é muito mais do que isso.
A parte visível desse abaulamento é resultado de uma deformidade complexa na qual o dedo maior é desviado em direção ao segundo dedo ao invés de permanecer reto e a cabeça do primeiro metatarso vai se tornando descoberta gerando a saliência.
O Joanete é uma deformidade progressiva. Começa com um pequeno desvio, que gradualmente vai mudando as relações ósseas ao longo dos anos e lentamente vai se tornando cada vez mais proeminente, resultando em grandes abaulamentos. Os sintomas normalmente aparecem em estágios mais tardios.
Leia mais: Como lidar com joanete inflamado?
Na piora dos sintomas ou da deformidade, quando o tratamento conservador falha e a dor e o inchaço interferem nas atividades diárias, a avaliação com o especialista em joanete é indicada para avaliar a necessidade cirúrgica.
Existe uma grande variedade de cirurgias para correção do Joanete. Dentre os principais objetivos estão: ressecção da proeminência com realinhamento ósseo e reparo das partes moles. O objetivo é reduzir a dor e melhorar a deformidade evitando quadros mais graves no futuro.
O pós operatório depende da técnica utilizada. Hoje, a cirurgia minimamente invasiva é realidade, pois permite cargas precoces com órteses específicas resultando em um conforto maior ao paciente e retorno às atividades. Tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia quando consultar um especialista em joanete.
As chances de insucesso na cirurgia do joanete são muito pequenas, desde que a intervenção cirúrgica seja corretamente indicada e que não haja complicações.
Além do mais, o ortopedista responsável deverá fazer uma correta avaliação do caso do paciente que deve, seguir, à risca, todas as recomendações, principalmente no que se refere ao uso de calçados.
Leia também: Cirurgia minimamente invasiva de joanete
Além de saber se joanete pode voltar após cirurgia, é importante ter em mente quais são os cuidados a serem tomados após a realização da intervenção cirúrgica.
A maioria dos pacientes submetidos à correção do joanete pelas técnicas atuais desfrutam dos avanços da cirurgia moderna dispensando o uso de gesso e estando liberados para apoiar o calcâneo no dia seguinte à cirurgia, mas atenção em alguns cuidados que vamos listar abaixo:
Não deixe de seguir à risca as recomendações do seu médico;
Evite caminhadas desnecessárias, pois elas aumentam o inchaço, provocam dor e retardam a recuperação;
Esforços exagerados no período pós-operatório, incluindo caminhadas, podem colocar em risco o resultado da cirurgia pela perda da correção obtida;
Não deixe de realizar todas as consultas pós-operatórias, para assegurar uma reabilitação adequada;
Há possibilidade de haver dor e edema residual por um período após a cirurgia, a depender da situação de cada paciente;
Avise o médico sobre qualquer sintoma que surja após a cirurgia.
Quer entender mais se joanete pode voltar após cirurgia? Fale com um ortopedista especialista em pé e tornozelo e tire suas dúvidas sobre joanete e sobre as reais necessidades de se fazer uma cirurgia.
Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado para falar com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.