Quer descobrir de uma vez por todas o que causa joanete? Neste conteúdo iremos te explicar todos os detalhes desta patologia, quais são as causas, os possíveis tratamentos e quais são os sintomas. Leia até o fim e não tenha mais dúvidas sobre o que causa joanete.
Antes de mais nada, é importante considerar que uma das causas mais comuns do joanete é que esta patologia é hereditária, na qual existe uma deficiência na estrutura mecânica do pé, principalmente nos pés pronados (pés chatos) que é um dos grandes fatores de risco.
Quem deseja saber o que causa joanete, também precisa entender que existe relação com certos tipos de calçados que podem aceleram a deformidade nas pessoas com predisposição (bico fino, salto alto, escarpin, enfim todos que estreitam os dedos), justificando a maior prevalência no sexo feminino.
Também é descrito em algumas patologias reumáticas como artrite reumatoide ou sequelas de trauma, sendo menos habitual.
Saber o que causa o joanete, depende de entender também quais são os sintomas mais frequentes, que podem ser por causa do uso de calçados que apertam os dedos e em pessoas que ficam longos períodos em pé.
Nas deformidades mais graves o joanete está relacionado a dor em baixo do pé e calosidades. Por isso, se você está com algum desses sintomas, o recomendado é procurar por um especialista em joanete.
Agora que você já entendeu o que causa o joanete ou quais podem ser os seus sintomas, é importante ser explicado se há tratamento. Somente o médico, ao avaliar caso a caso, poderá dizer se há tratamento específico.
No entanto, algumas medidas conservadoras podem ser tomadas para diminuir os sintomas e proteger os pés para que o joanete não piore, mas vale lembrar que nenhuma delas recupera o alinhamento do dedo. Dentre elas estão alguns tipos de preenchimentos, mudança de calçados, algumas medicações e até órteses, mas, como dito anteriormente, tudo a depender da avaliação médica no caso a caso.
Leia mais: Maneiras de aliviar a dor do joanete
Sempre que alguém busca entender o que causa joanete, a pergunta seguinte é se precisa realmente de cirurgia.
Na piora dos sintomas ou da deformidade, quando o tratamento conservador falha e a dor e o inchaço interferem nas atividades diárias, a avaliação com o especialista em joanete é recomendada para avaliar a necessidade cirúrgica.
Existe uma grande variedade de cirurgias para correção do Joanete, por isto consultar um especialista é sempre importante.
Atualmente, existe a cirurgia minimamente invasiva para correção do joanete onde são realizados pequenos furos de cerca de dois milímetros para a introdução de instrumentos especiais, capazes de corrigir grande parte das patologias relacionadas ao tornozelo e pé.
Existem ainda, muitas dúvidas se o joanete pode voltar após cirurgia, porém as chances de insucesso na cirurgia do joanete são muito pequenas, desde que a intervenção cirúrgica seja corretamente indicada e que não haja complicações.
Quer saber mais sobre o que causa joanete? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto quando consultar um especialista em joanete. Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp, você tem acesso a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.