(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

O que é pé supinado?

COMPARTILHE

Quer entender, de uma vez por todas, o que é pé supinado? Neste conteúdo preparado exclusivamente para nosso blog, você vai ficar por dentro de tudo relacionado a este tipo de pisada, conhecer as diferenças com a pisada pronada, dúvida de muitos pacientes e saber ainda o que pode causar o pé supinado e se existe tratamento para esta condição.

Quem busca saber o que é pé supinado, precisa entender os estágios que uma pessoa faz ao pisar, pois durante a fase de contato no solo, as forças absorvidas se distribuem proporcionalmente ao longo do pé, passando por três estágios: no primeiro, o calcanhar se apoia no chão; no segundo, o lado externo da planta do pé é pressionado; no terceiro, chega-se ao final do ciclo da pisada, quando as forças terminam nos metatarsos e no dedão.

Como as pessoas com pé supinado pisam e o que causa esta condição?

As pessoas com a pisada supinada possuem variação da distribuição das pressões dos três estágios explicados anteriormente e, com isso, as cargas que deveriam ser aplicadas nos metatarsos/dedão acabam sobrecarregando a parte mais lateral do pé.

Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar. Qualquer dificuldade para andar ou caso surjam sintomas, é importante procurar uma avaliação com um ortopedista especialista em pé, somente assim o diagnóstico poderá ser feito com precisão e o tratamento correto será indicado. 

O que causa a pisada supinada?

Certamente, quem busca saber o que é pé supinado também quer saber o que pode causar esta condição. 

O alinhamento em varo dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores, também podem causar supinação. Mas, as dores provenientes da pisada supinada excessiva são decorrentes da sobrecarga aplicada na região lateral do pé, no quinto metatarso e no dedinho.

Normalmente, aquelas pessoas que praticam atividades físicas intensas e corrida estão mais propensas a essas dores e isto pode acontecer devido a alta repetição de movimentos que o esporte proporciona.

Como é feito o diagnóstico?

Quem busca entender sobre o que é pé supinado deve saber que alguns dos diagnósticos que podem se desenvolver a partir da pisada excessivamente supinada, são:

  • Bunionette, o joanete do quinto metatarso e ocorre devido ao excesso de carga contínua aplicada na lateral do pé;
  • Calos, espessamentos da pele que se formam para proteger as camadas internas do corpo. Formam-se a partir dos pontos de pressão aplicados no pé;
  • Entorses de tornozelo, esta condição se dá por causa da supinação, o tornozelo fica muito mais suscetíveis a entorses em inversão, quando o pé vira para fora;
  • Tendinites fibulares, pois os tendões fibulares são estruturas responsáveis por estabilizar, principalmente a parte de fora, e dar equilíbrio ao tornozelo. A pisada supinada pode sobrecarregar esses tendões e começar a gerar dor.

Qual a diferença entre pisada pronada e supinada?

Muitas pessoas que buscam entender sobre o que é pé supinado têm dúvidas sobre a diferença entre este tipo de pisada com a pisada pronada. 

Quando se fala da pisada pronada, quer dizer sobre a excessiva pisada para dentro, ou seja, assim que o pé toca o chão, ele apoia-se no seu lado mais interno, usando o dedão para ganhar mais impulso. 

Quando um atleta que corre, por exemplo, pratica esta atividade, é importante tomar cuidado, pois o corredor acaba distribuindo o seu peso para dentro. A energia da pisada vai forçar as estruturas internas da perna, podendo causar canelite, àquela dor causada por uso excessivo ao longo da tíbia, o osso frontal grande na parte inferior da perna. Além disso, também há a probabilidade de forçar o joelho na parte interna.

Já quando se fala na pisada supinada, assunto deste conteúdo, a mesma coisa vai acontecer se um maratonista costuma pisar mais para fora. A corrida pode causar dores nos tendões na lateral e nas pernas. Por isso, o correto é pisar bem no meio, mais conhecido como pisada neutra. 

O pé, é importante esclarecer, se move seguindo uma linha reta até a elevação do dedão. A ideia é sempre fazer o alinhamento por causa do fortalecimento e a parte preventiva da corrida.

Fale com quem entende!

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é pé supinado, não perca mais tempo e nem fique sentindo dores ou deixando os sintomas piorarem. Entre em contato com um ortopedista especialista em pé e agende uma consulta. 

Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.