Você já ouviu falar em pé valgo? Neste conteúdo vamos te explicar de uma vez por todas o que é esta deformidade nos pés.
Pé valgo, na verdade, é uma deformidade do pé, onde o dedão aponta para fora em relação aos outros dedos e o pé toma a forma de um V invertido.
Essa deformidade pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo a genética, a anatomia do pé, lesões ou condições médicas subjacentes.
O pé valgo pode ser um problema de saúde porque pode levar a dores nos pés, tornozelos e joelhos, bem como a problemas de postura e equilíbrio. Na situação de pessoas que têm esta deformidade considerada um caso grave, pode ser necessária cirurgia para corrigir. No entanto, em muitos casos, o pé valgo pode ser tratado com suportes ortopédicos, exercícios de fortalecimento e fisioterapia.
Quem busca entender melhor sobre o pé valgo, com certeza tem curiosidade de saber se existe, ou não, tratamento para esta deformidade.
A resposta é sim, existem várias opções de tratamento disponíveis para pé valgo e dependerá da gravidade da deformidade, da causa subjacente e dos sintomas apresentados pelo paciente.
As pessoas precisam procurar por um ortopedista especialista em pé que irá avaliar a situação da pessoa, pedir exames específicos e analisar os resultados para saber exatamente qual o tipo de tratamento para pé valgo que, dentre outros, podem ser:
Os suportes ortopédicos, como palmilhas e palmilhas de dedo do pé, podem ajudar a alinhar o pé valgo e distribuir o peso de maneira mais equilibrada, o que pode ajudar a aliviar a dor e a pressão sobre os dedos do pé e os tornozelos.
Outra indicação do ortopedista para tratar o pé valgo pode ser a execução de atividade e exercícios de fortalecimento específicos para os músculos do pé e do tornozelo que podem ajudar a melhorar a postura e a estabilidade, bem como a diminuir a dor e a fadiga.
A fisioterapia é outro fator de tratamento para o pé valgo, podendo ajudar a melhorar a flexibilidade e a força dos músculos do pé e do tornozelo, bem como a ajudar a gerenciar a dor e a diminuir o inchaço.
A maior preocupação das pessoas quando elas entendem que estão com alguma deformidade, independente da região do corpo, é se haverá, ou não, necessidade de cirurgia.
No entanto, a cirurgia pode ser uma opção de tratamento para o pé valgo em casos graves ou refratários a outras formas de tratamento. No entanto, a intervenção cirúrgica é, geralmente, reservada para casos em que outras opções de tratamento falharam ou não são adequadas.
Existem várias técnicas cirúrgicas diferentes que podem ser usadas para tratar o pé valgo, e o ortopedista responsável e que seja especializado em pé, saberá exatamente a qual método recorrer para cada caso.
A osteotomia é um dos procedimentos cirúrgicos para o pé valgo, acontece quando o osso é cortado e reposicionado para corrigir a deformidade.
Quando o ortopedista indicar este método cirúrgico para pé valgo, os ossos do pé serão fixados juntos para formar um osso sólido.
Nesta técnica, os ligamentos são reconstruídos ou reforçados, com intuito de melhorar a estabilidade do pé.
Nesta técnica cirúrgica para ajudar o pé valgo, os tendões são reconstruídos ou reforçados para melhorar a função do pé.
Sintomas: quais são?
Quem busca entender mais sobre o que é pé valgo, também quer saber sobre quais são os sintomas desta deformidade. Abaixo, listamos algumas delas:
Está com algum sintoma? Precisa de uma consulta com um médico ortopedista especialista em pé e tornozelo? Não perca mais tempo e fale imediatamente com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado.