A sustentação do corpo e a estabilidade ao caminhar são funções essenciais para o desenvolvimento humano e são realizadas por importantes do corpo. Entre elas está o tornozelo.
Neste conteúdo você entenderá melhor os cuidados e como tratar a fisgada no tornozelo.
Antes de identificar a fisgada no tornozelo, é interessante conhecer melhor esta região do corpo. O tornozelo é a articulação responsável por ligar as pernas aos pés, formado por três ossos, ligamentos e tendões. É o tornozelo que faz a distribuição do peso do corpo para os pés, contribuindo assim com o caminhar e a estabilidade.
Por ser uma estrutura intensamente forçada, o tornozelo pode sofrer com estresse e sobrecarga. Muitas vezes tais sinais são sentidos em forma de dor, incômodos, fisgadas e até mesmo lesões. Doenças previamente existentes também podem fazer com que esta região sofra desgaste, tornando-a mais fraca e sensível.
Entre os problemas mais comuns, que podem ocasionar a fisgada no tornozelo, estão:
Os problemas acima listados que podem ocasionar a fisgada no tornozelo trazem desconforto e muitas outras adversidades para o dia-a-dia do paciente, como edema (inchaço), hiperemia (vermelhidão), dificuldade para caminhar e rigidez ou limitação.
A dor causada pela fisgada no tornozelo é a consequência de problemas maiores que podem estar relacionados à maneira como o paciente pisa, um entorse ou doenças e inflamações. Em todos os casos, o desconforto, o inchaço, a vermelhidão e a dificuldade de caminhar acabam reduzindo a qualidade de vida.
Por isso, um exame clínico cuidadoso e aprimorado deve ser feito em todas as situações para a prescrição exata do melhor tratamento para a fisgada no tornozelo. De início, pode ser recomendados procedimentos para aliviar a dor da fisgada no tornozelo. Neste caso pode-se:
Mas, quando a fisgada no tornozelo é intensa e incessante, o ideal é procurar um médico ortopedista especialista para a averiguação adequada do caso e aplicação das medidas mais corretas, podendo ser:
Ter a caminhada dificultada pelo desconforto causado pela fisgada no tornozelo, traz desânimo em muitos pacientes. Atividades simples tornam-se muito arriscadas. Mas para que este cenário não aconteça com você, é importante tomar algumas precauções, como:
O tornozelo é uma das partes do corpo que devemos ter mais cuidado para evitar incômodos, entorses ou até doenças mais graves. Afinal, sua função de ligação entre as pernas e os pés contribui para o ato de caminhar e a estabilidade do corpo.
Mas, quando os primeiros sinais de alteração começam a aparecer, não há dúvida: é necessário buscar a assistência de um médico ortopedista especializado.