Neste conteúdo, o foco será sobre os principais problemas gerados pelo sobrepeso e obesidade. Você já parou para pensar que aquela dor nos pés ou tornozelos podem estar sendo causadas por conta do excesso de peso? Pois é, fique aqui e confira este texto até o final para entender melhor o que sobrepeso e obesidade tem a ver com os pés e tornozelos.
Assim como temos que ir ao dentista regularmente, fazer exames de rotina ou procurar praticar atividades físicas, também se faz necessário o cuidado com a saúde dos pés e tornozelos e isso está relacionado com o peso. Portanto, se a sua busca é entender o que sobrepeso e obesidade tem a ver com os pés e tornozelos, você vai entender agora.
Todo o peso do seu corpo é sustentado pelas pernas, pés e tornozelos e, portanto, quando existem casos de excesso são estes os membros que também sofrem e acabam desenvolvendo algumas patologias que podem fazer você precisar procurar um ortopedista.
Antes de darmos continuidade neste assunto, é interessante compreender a obesidade, que se trata de uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde de uma pessoa. Este acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.
Entretanto, apesar do estilo de vida ser um fator importante, considera-se a obesidade como uma doença de etiologia multifatorial, ou seja, ela é não causada por apenas um fator. Deste modo, podemos dizer que a obesidade é complexa e envolve fatores:
A resposta é sim. A dor nos tornozelos também pode ser causada, quando esta região fica sobrecarregada e isso pode danificar as articulações do tornozelo. Com o sobrepeso, ocorre um aumento significativo de stress e tensão sobre eles, principalmente durante o caminhar, o que provoca grandes incômodos e dores.
A dor nos pés, que também podem ser causadas pela obesidade ou sobrepeso, acontece porque há alterações nas articulações e estruturas ósseas dos pés devido a alta carga suportada. Pessoas cujo IMC encontra-se em níveis mais elevados estão mais propensas a sofrer com estes tipos de problemas.
Ao se perguntar o que o sobrepeso e obesidade tem a ver com os pés e tornozelos e descobrir que sentir dores nestas regiões, quando se tem um IMC alto, faz total sentido, suas dúvidas podem aumentar e você pode começar a se perguntar como procurar um tratamento.
Se você está num estágio de sentir fortes dores nestas regiões, o ideal é procurar imediatamente um ortopedista especialista em pé e tornozelo, assim um diagnóstico certeiro irá apontar se a causa da sua dor realmente tem a ver com o peso ou não.
Além do mais, são recomendadas ações como a prática de exercícios físicos e uma reeducação alimentar que deve ser prescrita por um profissional capacitado.
Um dos problemas que surgem nesta etapa do tratamento é que muitas vezes as pessoas acima do peso começam a sentir as dores nos pés e tornozelos por conta do aumento de sobrecarga nas articulações e nos tecidos destas regiões e, com isso, fica mais difícil começar a se exercitar, gerando falta de estímulo para praticar atividade física. E o que acontece é o desenvolvimento de um ciclo vicioso, no qual a pessoa ganha peso, começa a sentir dores e acaba desistindo da atividade.
São inúmeros os fatores que podem causar dor nos pés e nos tornozelos, por isso, sempre que este sintoma surgir, a ideia é que você procure imediatamente um ortopedista. Abaixo, listamos algumas ações que podem provocar estas dores:
Se você já entendeu o que sobrepeso e obesidade tem a ver com os pés e tornozelos, certamente pode estar com outra pergunta em mente: Afinal, quando devo procurar um especialista em ortopedia?
A resposta é simples: sempre que você apresentar sintomas como dores nas articulações, baixa amplitude de movimento ou até mesmo dificuldades para caminhar, procure um ortopedista especialista.
Ao sentir dores em locais específicos do pé, após algum atrito ou realização de atividade física, é importante consultar este especialista para verificar se não há nenhuma lesão mais grave.
Após a avaliação inicial, o ortopedista irá determinar a origem dos sintomas e receitar o tratamento correto. Lembre-se sempre de não se automedicar e contar com o auxílio de um profissional para tomar medicamentos, utilizar calçados específicos e palmilhas ortopédicas.
Ao preencher o formulário abaixo ou ao clicar no botão do WhatsApp ao lado você consegue contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.