Se você chegou neste conteúdo é porque deseja descobrir, de uma vez por todas, onde dói o tendão de Aquiles e, consequentemente, entender se a dor que está sentindo tem a ver, ou não, com esta patologia.
Primeiramente, antes de entender onde dói o tendão de Aquiles, você precisa saber o que é isto, certo? Então vamos lá!
O Tendão de Aquiles é um tecido que conecta a musculatura da panturrilha com o osso do calcâneo. Durante a marcha é o principal responsável em elevar o calcanhar do solo.
É considerado um dos tendões mais importantes para a marcha (andar) e que passa a maior quantidade de força e, por este motivo, é muito exigido.
A tendinite é a inflamação do tendão, normalmente por períodos curtos. Se não resolver, pode progredir para a degeneração do tendão (tendinose), na qual ele perde sua estrutura elástica e fica suscetível a lesões, formando abaulamentos palpáveis e em alguns casos rupturas com perda da função.
A dor no tendão de Aquiles pode acometer toda a região do pé e tornozelo onde ele está, como o corpo do tendão, em situações mais comuns ou na região de inserção no osso do calcâneo (associado ou não a um abaulamento posterior do calcanhar - síndrome Haglund).
Agora você já sabe onde dói o tendão de Aquiles, mas a pergunta que não quer calar é: como acabar com esta dor?
Primeiramente, é necessário procurar por um ortopedista especialista em pé e tornozelo, para que o profissional possa fazer uma avaliação do seu caso.
Com o diagnóstico do médico, você terá o tratamento correto e poderá se livrar da dor.
Geralmente, a dor no Tendão de Aquiles é causada por um desgaste gradual que vai ocorrendo por esforços repetitivos ou até mesmo envelhecimento. Com isso, a dor geralmente é um sintoma de que esse desgaste seja uma tendinite.
No entanto, outros sintomas podem aparecer, como edema, desconforto, queimação, incômodo, sensibilidade e fraqueza.
A tendinite do Aquiles é uma lesão de desgaste relativamente frequente, não resulta habitualmente de um trauma específico mas sim de um stress repetido exercido sobre o tendão.
Podemos dizer que a maioria das lesões são resultado do desgaste gradual do tendão por utilização excessiva ou envelhecimento, pois como mencionamos no início deste conteúdo, é uma região muito utilizada para marchar e, por isto, se exige bastante dela.
Então, entende-se que a dor no tendão de Aquiles acontece quando os limites de resistência do corpo são ultrapassados.
Fale com o seu médico ortopedista para entender melhor sobre onde dói o tendão de Aquiles e também o que pode ter levado o seu tendão à inflamação.
Agora que você já sabe onde dói o tendão de Aquiles, quais são as causas e sintomas e o que isto representa, é chegada a hora de falar sobre como tratar.
Esta resposta será esclarecida pelo seu médico que, após avaliação, saberá exatamente qual o grão da inflamação no seu tendão.
No entanto, o tratamento conservador é o mais indicado para inflamação no tendão de Aquiles e o médico pode recomendar, imobilizações, gelo na região, alguns medicamentos, palmilhas específicas, terapias por ondas de choque, órteses noturnas e fisioterapia, tudo a depender do seu caso específico.
Não tenha mais dúvidas sobre onde dói o tendão de Aquiles, fale com um ortopedista especialista em pé e tornozelo.
Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatasApp ao lado, você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.