Praticar uma atividade física certamente está na maioria das listas de metas para 2021. Um dos itens indispensáveis para o exercício físico é a escolha de um bom calçado. Seja na corrida de rua ou na esteira, o tênis pode influenciar diretamente no resultado desejado. O Metrópoles listou nove opções de marcas como Nike, Asics, Adidas e Mizuno, a partir de R$169,99, para quem tem diferentes tipos de pisadas se exercitarem com segurança e evitar lesões.
Conhecer o tipo de pisada é importante na hora de decidir qual modelo de calçado usar. Os pés são a sustentação do corpo e garante toda a base de alinhamento. Embora cada pessoa pise de forma diferente, existem três tipos básicos: a pronada, a supinada e a normal. Elas se diferem, basicamente, em relação à região na qual o peso do corpo é descarregado, gerando compensações. Explicamos cada uma delas abaixo.
Pisada pronada
Conhecida também como “pisar para dentro”, a pisada pronada ocorre quando a parte de fora do calcanhar toca no chão e o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. Quem tem a pisada pronada acaba jogando o peso do corpo para borda interna do pé. Essa pisada é mais comum em mulheres. Os calçados para esse tipo de pé vem com o suporte na parte de dentro, ajudando o pé a ter equilíbrio ao tocar o chão. Confira algumas opções.
Pisada supinada
A pisada supinada é justamente o contrário da pronada. O pé toca o solo com a face externa do calcanhar e continua o movimento usando o lado mais externo, ganhando força na base do dedinho, o chamado “pisar para fora”. É o estilo mais comum em pessoas com o pé cavo. O tênis desenvolvido para essa pisada tem suporte maior na região lateral justamente para garantir o conforto.
Pisada neutra
A neutra é tida como o tipo mais correto de pisada, por favorecer a absorção do impacto no corpo. Ela é caracterizada por impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé, isso ocorre quando o pé atinge o solo de maneira uniforme e o peso é distribuído de forma igual. Os calçados neutros são desenhados para absorver o impacto de forma mais homogênea.
fonte: Metrópoles, escrita por Izabella Moura