Existem diversos tipos de tratamentos para joanete, caseiros e médicos, que visam minimizar sintomas ou solucionar o problema de forma definitiva. No entanto, sempre é importante deixar claro que a consulta com um ortopedista especialista se faz extremamente necessária para avaliar a gravidade da situação.
Quem possui essa deformação sabe o quanto o incômodo atrapalha e, por isto, existe muita procura por medidas que ajudem a aliviar os desconfortos.
Antes de entrar nos tópicos sobre quais os tratamentos para joanete, é importante entender o que é esta patologia.
O joanete, também conhecido como Hálux Valgo ou Hallux Valgus, nada mais é que uma deformação que afeta os dedos dos pés, principalmente o primeiro, comumente conhecido como dedão.
O joanete provoca uma saliência na articulação, fazendo com que o dedo sofra um desvio em direção aos demais, sobrecarregando as estruturas do pé. A causa do joanete é o fator genético, agravado pelo uso de calçados apertados, principalmente.
A resposta é sim, no entanto não se deve iniciar tratamentos caseiros sem antes consultar um ortopedista especialista.
Abaixo, listamos alguns tópicos para você que busca saber quais os tratamentos para joanete. São eles:
O tratamento pode ser feito através de exercícios localizados para trabalhar a articulação e minimizar a deformidade. Uma das opções é colocar toalha no chão e tentar puxá-la apenas com os dedos, depois empurrá-la.
Outra prática eficaz é envolver os dedões com um elástico e fazer força para esticá-lo com o dedo.
A repetição deste exercício pode ser de 10 vezes em três sessões, com intervalo de alguns segundos entre elas. Mas, vale sempre ressaltar que isto deve ser recomendado por um profissional que avaliará o caso de cada paciente em relação ao joanete.
Também com recomendações de especialistas, o uso de produtos ortopédicos é uma medida interessante para prevenir, minimizar desconfortos e tratar o joanete. Eles também são indicados para o pós-operatório, quando há necessidade de fazer a cirurgia de joanete.
Existem muitas opções de itens ortopédicos indicados para cada situação, dependendo da necessidade e gravidade do problema, por isto, mais uma vez se reforça a necessidade de procurar por especialista caso os sintomas de joanete apareçam.
As talas, por exemplo, são responsáveis pela estabilização da articulação e por reduzirem a sobrecarga, evitando movimentos bruscos.
Leia mais: Quanto tempo para se recuperar da cirurgia de joanete?
Também existem os afastadores de dedos, a cinta de tração e os protetores. Estes últimos são uma opção para reduzir o atrito na articulação do joanete, promovendo conforto maior ao usar calçados fechados, que podem ferir a pele ou inflamar a protuberância óssea. Anota mais esta dica ai sobre quais os tratamentos para joanete e discuta a opção com seu médico.
Medicamentos tópicos podem ser usados como tratamento para joanete quando ele está inflamado. Esse tipo de medicação é aplicado diretamente no local afetado, tem ação analgésica e anti-inflamatória, mas só pode ser utilizado quando houver a recomendação de um médico ortopedista, especialista no assunto.
Neste blog há um conteúdo com oito tópicos que te ajudam a entender melhor as causas do joanete, além de apresentar maneiras para aliviar a dor, como o uso de calçados corretos, por exemplo.
Clique aqui e confira este conteúdo na íntegra.
As chances de insucesso na cirurgia do joanete são muito pequenas, desde que a intervenção cirúrgica seja corretamente indicada e que não haja complicações.
Além do mais, o ortopedista responsável deverá fazer uma correta avaliação do caso do paciente que deve, seguir, à risca, todas as recomendações, principalmente no que se refere ao uso de calçados.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.