É comum, muitos pacientes pensarem que esporão e fascite plantar são a mesma coisa, mas na verdade não é bem assim.
Podemos classificar a fascite plantar como uma inflamação, um processo degenerativo que vai afetar a fáscia plantar.
Já o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo e isso acontece próximo à inserção da fáscia, por isso muitos tendem a confundir.
Para que não haja mais essa dúvida, preparamos esse blogpost para explicar tudo sobre a diferença entre esporão e fascite plantar.
Podemos definir como diferença entre esporão e fascite plantar que uma afeta o tecido fibroso (fascite), enquanto o outro é um pequeno crescimento no osso (esporão). Por isso, é primordial que um ortopedista especialista em pé faça o diagnóstico correto, pois somente assim você poderá realizar o tratamento mais adequado, evitando problemas futuros.
A fascite plantar tem como principal causa a relação com alterações estruturais, ou seja, pés com deformidades acentuadas em cavo ou plano são, geralmente, suscetíveis, assim como grandes encurtamentos da cadeia posterior.
Esse tipo de lesão na fáscia pode acontecer com qualquer situação onde os pés são exigidos de forma inapropriada. O que também pode prejudicar é o uso de sapatos inadequados para o seu tipo de pé, a obesidade e também algumas atividades de impacto muito forte.
Alguns dos principais sintomas da fascite plantar são as dores que envolvem a sola do pé e o calcanhar. Essas dores podem e costumam ser mais intensas no início do dia, quando são dados os primeiros passos. Elas também podem ocorrer ao subir escadas e fazer atividades físicas muito intensificadas.
Importante ressaltar também que a fascite plantar acontece quando há o desequilíbrio de três pilares: o preparo físico, o grau de atividade e a proteção e, para casos desta patologia, a cirurgia é uma exceção. Mas, se você quiser saber mais sobre a fascite, suas causas, sintomas, diagnóstico e quais os casos que podem exigir um ato cirúrgico, clique aqui e confira.
O esporão de calcâneo se desenvolve no osso do calcanhar, no local onde a fáscia se prende. E a dor pode ser bem localizada na região do calcanhar e também pode ocorrer incômodo no arco plantar e rigidez na musculatura que envolve a panturrilha.
Inchaço e vermelhidão são alguns dos sintomas do esporão, mas o que mais incomoda é a forte dor na região, principalmente após algum período de repouso e a pessoa se levanta apoiando o peso do corpo nos pés.
O médico especialista sempre deve ser consultado para que haja o diagnóstico correto, que pode ser considerado através de dados que são adquiridos durante o exame clínico, como o raio X. Nestes casos, outro exame útil pode ser a ressonância magnética.
Para saber mais sobre o esporão, suas causas, sintomas e se existe cura, você pode clicar aqui e conferir nosso conteúdo exclusivo sobre essa patologia.
Leia também: Qual o Tratamento para o Esporão
Agora você já sabe qual a diferença entre esporão e fascite plantar. Mas, se suas dúvidas persistirem e você está sentindo dores na região do calcanhar e essas dores estão se intensificando, não perca mais tempo e procure, rapidamente, um ortopedista especialista em pé.
Preencha o formulário abaixo para falar com um profissional ou também entre em contato clicando no botão do WhatsApp ao lado.