Está buscando um especialista para saber qual o tratamento para o esporão? Neste blogpost preparamos algumas dicas de como realizar o tratamento para esta doença que pode estar fazendo você sentir muito incômodo.
O tratamento para o esporão serve para que a dor e alguns sintomas sejam aliviados. Para contextualizar, esporão é uma formação óssea no local de inserção dos tecidos que no RX forma uma imagem semelhante a um esporão, no pé o local mais comum é a inserção da fáscia plantar e do tendão de Aquiles.
Para saber exatamente qual o tratamento para o esporão, antes é preciso entender como a doença pode surgir. Muitas vezes aparece devido a microtraumas de repetição como nos casos de sobrepeso/obesidade e atividades de impacto. Para amenizar as dores e incômodos são recomendados alguns cuidados como o uso de sapatos macios, pode trocar sapato macio por calçado estruturado e confortável, assim com também pode ser o caso de alongamentos e fisioterapia.
Abaixo, listamos alguns tratamentos para o esporão. No entanto, apenas um, ortopedista especialista em pé poderá dizer, exatamente, qual o melhor tratamento para o esporão.
Muitas vezes, o alongamento pode ser recomendado como tratamento para o esporão. O exercício da fáscia plantar como puxar os dedos do pé para cima ou rodar o pé em cima de uma bola de tênis, por exemplo, ajuda a melhorar a elasticidade da fáscia, evitando assim que ela cause muita pressão sobre o esporão. Caso esse seja o seu caso, um ortopedista especialista irá recomendar as melhores técnicas e maneiras. O principal recomendado é o de toda cadeia posterior, desde a coluna até os pés.
Antes de iniciar esse tópico, sempre é importante lembrar que a automedicação não é recomendada em hipótese alguma. Portanto, se você tem esporão e busca por um tratamento, procure um médico.
Se o seu caso pode ser tratado com medicações, o profissional irá receitar os melhores e mais eficazes de acordo com a sua situação e assim poderá conter as inflamações e inchaços da região onde o esporão mais ataca.
O uso de palmilha também pode ser eficaz em um tratamento para o esporão, pois é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.
O recomendado é que seja utilizada uma palmilha que possua um ‘buraco’ justamente no local onde se localiza o esporão, pois assim toda a planta do pé ficará plenamente apoiada e a região dolorida não fica em contato com a palmilha. A palmilha correta, no entanto, também precisa ser recomendada pelo ortopedista especialista.
Se caso for necessário, a fisioterapia será recomendada para o seu caso e esse pode ser mais um tipo de tratamento para o esporão. Esse método pode incluir o uso de eletroterapia e aplicação de gelo para reduzir, assim, a inflamação dos tecidos em redor do esporão e aliviará assim a dor ao caminhar. Na fisioterapia pode ser realizado ultrassom com gel neutro ou com propriedade anti-inflamatória; laser para ajudar no processo de desinflamação; técnica de crochetagem ou massagem transversa profunda para liberar a fáscia; uso de tala noturna no pé, imobilizando o tornozelo e alongando assim a fáscia plantar e também exercícios para estimular a curvatura ideal do pé e a mobilização da fáscia.
Ainda para amenizar a dor, é recomendada a crioterapia e a sugestão é para que você coloque uma garrafinha com gelo rolando no calcanhar mais de uma vez ao dia.
Se você quer encontrar um tratamento para o esporão e busca por um especialista em pé e tornozelo, preencha o formulário abaixo ou fale com um profissional através do botão do WhatsApp ao lado.