(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Quando procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo?

COMPARTILHE
Quando procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo

Quer saber, quando procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo? Neste conteúdo vamos te dar algumas informações sobre qual é a hora adequada para procurar este tipo de profissional. 

Agendar uma consulta com um ortopedista especialista em pé e tornozelo é indicado, quando você apresenta sintomas como dores nas articulações, baixa amplitude de movimento ou até mesmo dificuldades para caminhar. 

Ao sentir dores em locais específicos do pé, após algum atrito ou realização de atividade física, é importante consultar este especialista para verificar se não há nenhuma lesão mais grave. 

Após a avaliação inicial, o ortopedista irá determinar a origem dos sintomas e receitar o tratamento correto. Lembre-se sempre de não se automedicar e contar com o auxílio de um profissional para tomar medicamentos, utilizar calçados específicos e palmilhas ortopédicas.

Ortopedista especialista em pé e tornozelo em Ribeirão Preto?

A sua busca é por ortopedista especialista em pé e tornozelo em Ribeirão Preto? O Dr. Gustavo Maximiano pode lhe ajudar. Em seu consultório, oferece tratamentos para as seguintes patologias que vamos explicar abaixo:

 

Metatarsalgia

A metatarsalgia é uma doença progressiva. Por isso, o início imediato do tratamento evita alterações, sintomas permanentes e uma possível cirurgia. Pode surgir a partir de quaisquer alterações que resultem na compressão ou agressão ao nervo com o desenvolvimento de neuroma. 

Uma das causas mais comuns do surgimento da Metatarsalgia é o uso de sapatos inadequados de bico fino ou salto alto que “espremem” os dedos. Saiba mais, clicando aqui

 

Esporão

Você sente dores fortes no calcanhar? Pode ser esporão, resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar, e que acaba formando-se na parte debaixo ou também na região posterior deste osso, causando a dor. Inchaço e vermelhidão são alguns dos sintomas do esporão. 

No entanto, a dor forte na região é o que mais provoca incômodo nas pessoas que sofrem com isso. Saiba mais sobre como é possível tratar o esporão, clicando aqui.

 

Fascite Plantar

É a inflamação de um tecido de sustentação que conecta o calcâneo aos dedos e reveste quase toda a região plantar do pé. Primeiro começa com uma irritação, evolui para inflamação e, em casos mais avançados, até uma ruptura. 

A dor pode ser devido a outras patologias como: fratura por estresse, tendinite, artrite, lesões de nervos e cistos ósseos. Como é um sintoma muito comum, o diagnóstico e tratamento, feitos de forma adequada, terá impacto direto no prognóstico da lesão. Por isso, você deve procurar um especialista. Clique aqui para saber mais.

Veja mais: Fascite Plantar e Esporão são a mesma coisa?

 

Fratura do Tornozelo

Este tipo de fratura acontece, quando os ossos que formam a articulação (Tíbia e Fíbula) sofrem fratura parcial ou total. Pode variar de pequenas avulsões até lesões complexas com grandes desvios e lesões associadas.

A fratura no tornozelo é considerada uma lesão frequente, muitas vezes causada pelo mecanismo de trauma em inversão (quando tornozelo gira para dentro) ou eversão (quando o tornozelo gira para fora). Clique aqui para saber mais.

 

Instabilidade crônica do tornozelo

Esta instabilidade é caracterizada pela ausência das estruturas laterais (região mais comum da lesão) que auxiliam na estabilidade do tornozelo e estão presentes, após entorses de repetição ou em casos não tratados adequadamente.

Quando você procura um especialista nesta área, todas as duas dúvidas para iniciar este tratamento são esclarecidas. Veja mais, clicando aqui.

 

Joanete

Outro motivo para procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo: Joanete, que se caracteriza como um abaulamento na parte de dentro do antepé. 

Porém, a Joanete  é apenas a parte visível de todo o problema, pois é o resultado de uma deformidade complexa, na qual o dedo maior é desviado em direção ao segundo dedo, ao invés de permanecer reto. Com isso, a cabeça do primeiro metatarso vai ficando descoberta, gerando a saliência (Joanete). Saiba mais, clicando aqui

 

Pé Cavo

É uma condição na qual o pé tem o arco longitudinal acentuado. Devido a esta apresentação, ocorre um excessivo aumento de sobrecarga nos calcanhares e na região plantar do antepé, durante a marcha e/ou ao ficar longos períodos em pé. 

Pode levar a uma variedade de sinais e sintomas, como dor e instabilidade. Saiba mais, clicando aqui

 

Pé plano ou pé chato

A principal causa desta patologia está na sobrecarga dos pés. Normalmente relacionado a atividades que envolvam a ativação do tendão, como caminhadas, corridas ou qualquer atividade de impacto associada à falta de preparo físico. 

Tem relação com sobrepeso e obesidade, prevalência no sexo feminino por volta da quinta e sexta década de vida. Confira, clicando aqui tudo o que pode ser feito para o tratamento. 

 

Tendão de Aquiles

A lesão no Tendão de Aquiles é causada, normalmente, por um aumento repentino nas atividades que provocam esforço repetitivo no tendão. Elas colocam muito estresse no tecido em um intervalo curto de tempo, resultando em micro lesões nas suas fibras que não são cicatrizadas pelo organismo. A estrutura é alterada e o paciente sofre com dores e alteração anatômica (abaulamento). Clique aqui para saber mais sobre o tratamento.

 

Torção do Tornozelo

A torção do tornozelo é um mecanismo de trauma que resulta na lesão de um ou mais ligamentos, mais comum na parte de fora. Ligamentos são estruturas que conectam os ossos, unindo as articulações. 

Alguns entorses são muito piores que outros. A severidade vai depender do grau de agressão ao tecido (estiramento, lesão parcial ou total) e também do número de ligamentos acometidos. Saiba tudo a respeito, clicando aqui.

Fale com um especialista!

Tem algum sintoma ou sofre de alguma das patologias mencionadas? Então você já sabe que é hora de procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo. Preencha o formulário abaixo e fale com o Dr. Gustavo Maximiano, tire suas dúvidas e agende uma consulta. 

Você também pode falar com um especialista, clicando no botão do WhatsApp ao lado.