Você deseja saber se quem tem esporão pode fazer academia? Então, neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre este tipo de patologia e como a atividade física pode ser importante aliada para o tratamento de esporão.
Antes de explicar detalhadamente se quem tem esporão pode fazer academia, é importante entender o que é o esporão, que se trata do resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar e que acaba formando-se na parte de baixo ou também na região posterior desse osso, causando a dor.
Ele é formado no calcâneo, maior osso do pé, então, explicando mais profundamente, às vezes esse osso inflama, o que favorece a calcificação dos tecidos que estão em volta do osso, causando o esporão.
A resposta é sim. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e fazer os exercícios recomendados pelo médico especialista em esporão, que irá avaliar o caso de cada paciente e determinar qual será o tratamento adequado.
A prática de atividade física é boa não somente para quem tem esporão, mas para a saúde em geral, desde que seja realizada da maneira correta.
Se você está aqui buscando entender se quem tem esporão pode fazer academia, certamente quer saber qual o melhor tipo de exercício, não é mesmo? Como mencionamos anteriormente, um ortopedista que entenda de esporão irá avaliar caso a caso e recomendar ao paciente o melhor tipo de exercício. No entanto, podem ser especificados pelo médico alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima ou rolar o pé em cima de uma bola de tênis.
Esses alongamentos servirão para melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que ela cause muita pressão sobre o esporão e, claro, são métodos para aliviar a dor. O ortopedista especialista irá recomendar as melhores técnicas e maneiras, mas o principal recomendado é o de toda cadeia posterior, desde a coluna até os pés.
Outra dúvida que surge nas pessoas que buscam entender se quem tem esporão pode fazer academia é se existe a possibilidade de praticar corridas. Não há contra-indicações absolutas, mas o médico ortopedista irá indicar se é possível ou não. Por exemplo, na fase dolorosa, você terá um aumento das dores e possivelmente haverá aumento no crescimento ósseo pelo aumento da tração da fáscia plantar sobre sua inserção no calcâneo.
O correto seria apostar mais na caminhada leve e, se o ortopedista liberar, a corrida pode ser de leve a moderada.
O tratamento clínico conservador é o que produz resultados satisfatórios durante o tratamento do esporão. Você, em conversa com seu ortopedista especialista em esporão, terá todas as informações sobre o tratamento a ser realizado. O profissional levará em conta as queixas e os dados que foram obtidos nos exames para determinar o tipo de tratamento a ser executado.
É importante levar em conta que alguns processos podem ser realizados para aliviar a dor como o repouso, compressas de gelo e elevação do membro que estiver comprometido. Durante a consulta com um especialista você poderá tirar dúvidas também em relação ao uso de palmilhas ortopédicas sob o calcanhar para amortecer o impacto da pisada, o que irá diminuir a pressão.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.