Se você quer saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, a resposta é sim. Pode e deve, afinal esta prática de atividade é útil para o organismo e o corpo como um todo. O que deve ser evitado, por pessoas com esporão, são atividades físicas de grande impacto, como corrida em esteira ou caminhadas longas.
Mas, isto não impede que você escolha o melhor horário do dia e faça caminhada leve, com percurso fácil e sem muita pressão na região do esporão do calcâneo.
Você quer saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, mas é interessante compreender, em primeiro lugar, o que é o esporão. Por isso, vamos te dar esta explicação.
O esporão nada mais é que o resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar e que acaba formando-se na parte de baixo ou também na região posterior desse osso, causando a dor.
O esporão é formado no calcâneo, maior osso do pé e, às vezes, esse osso inflama, favorecendo a calcificação dos tecidos presentes em volta do osso, causando o esporão.
Como afirmamos no início deste conteúdo, quem tem esporão pode fazer caminhada, mas ele precisa ser leve. As pessoas que têm esta patologia, precisam buscar fazer exercícios aeróbicos e bastante alongamento nas pernas, evitando a tração do tendão de aquiles e da fáscia no calcâneo.
Exercícios como musculação podem ser feitos à vontade, desde que sob orientação de um profissional.
É recomendado que quem tem esporão evite saltos, corridas e danças pelo período em que esteja no tratamento, até que o mesmo dê certo.
Agora que você já sabe que quem tem esporão pode fazer caminhada, é interessante receber algumas dicas sobre o que fazer para aliviar a dor que tanto incomoda quem convive com esta patologia, né?
Pois bem, separamos abaixo, cinco dicas simples que podem te ajudar a aliviar o desconforto e dor causados pelo esporão.
Saber se quem tem esporão pode fazer caminhada é interessante, mas você também precisa entender quais são as situações que provocam piora no quadro do esporão.
Algumas variáveis que possam causar um estresse crônico na região do calcanhar podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que sofrem com o sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema.
Por isso, sempre que os sintomas aparecerem, procure um ortopedista, faça os exames necessários, compareça nas avaliações e siga, à risca, as recomendações. Não force a região, não pratique exercícios de impacto, pois tudo isso pode acarretar na piora do esporão.
Se você tem esporão e precisa tirar dúvidas, além de saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, procure um ortopedista especialista em esporão. Agende uma consulta e cuide da saúde dos seus pés. O Dr. Gustavo Maximiano é ortopedista especialista em pé e tornozelo, atendendo seus clientes com conforto e qualidade, preencha o formulário abaixo e fale com sua equipe.