(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Saiba quais são os sintomas de uma fratura

COMPARTILHE
Quais são os sintomas de uma fratura?

Quer saber quais são os sintomas de uma fratura? Primeiro é preciso entender o que isso quer dizer.

Fratura é a perda de continuidade do osso, ou seja, é quando há a quebra do osso e isso resulta em um ou mais pedaços do mesmo.

Essa situação acontece, geralmente, por causa de quedas, pancadas ou acidentes. Portanto, sempre é importante tomar cuidado e procurar um especialista quando uma fratura acontecer. Mas, é importante saber que existem alguns tipos de fraturas antes de apresentarmos, de fato, quais são os sintomas de uma fratura. 

Quais os tipos de fratura?

São dois os tipos mais comuns de fraturas, as traumáticas e as patológicas. 

A traumática são as que mais acontecem em casos de acidentes em que existe uma aplicação de força excessiva do osso. No entanto, esse tipo de fratura também está relacionado com movimentos repetitivos que podem causar, aos poucos, a lesão do osso o que favorece a fratura. 

No caso da fratura patológica, podemos caracterizar como aquela que ocorre sem explicação ou por conta de pequenas pancadas. Também ocorrem em casos de doenças que deixam os ossos mais fragilizados como a osteoporose e tumores ósseos.

Classificações de uma fratura

É importante ressaltar também que as fraturas podem ser classificadas de acordo com a lesão variando de uma fratura simples, exposta ou até mesmo complexas e incompletas. Vejamos abaixo o que quer dizer cada uma delas:

Simples: apenas o osso é atingido pela fratura;

Exposta: A fratura exposta é quando a pele é perfurada e, consequentemente, o osso pode ser visto. Neste caso, pela lesão está explícita é necessário cuidados mais severos pois os riscos de infecções são maiores.

Complexa: Essas fraturas são as que afetam outras estruturas além do osso e pode atingir nervos, músculos ou vasos sanguíneos. 

Incompletas: São as lesões em que o osso quebra mas não completa toda sua extensão, deixando pelo menos alguma região sem sinais de perda continuidade óssea.

 

No entanto, sempre é necessário que o paciente procure um ortopedista especialista para saber exatamente o nível da fratura e em qual dessas classificações está inserida. O diagnóstico, normalmente, é realizado por exame de raio X, mas pode ser que por conta das características e sintomas que você esteja sentindo, o médico pode solicitar a realização de outro exame de imagem que seja mais preciso como a tomografia, mas se for o caso, pode ser pedido também uma ressonância magnética e até mesmo exames laboratoriais. 

Quais são os sintomas de uma fratura?

Com os significados de fratura e as características bem explicadas, vamos agora, finalmente, ao tema central do nosso blogppost e apresentar quais são os sintomas de uma fratura e, elas podem gerar alguns sinais muito característicos, como:

  • Dor intensa;
  • Inchaço no local que está fraturado;
  • Deformidade no local;
  • Incapacidade total ou parcial de mexer o membro que está prejudicado;
  • Hematomas no local;
  • Ferimentos no local da fratura;
  • temperatura mais elevada no local da fratura em relação ao restante do corpo;
  • Formigamento e dormência no local;
  • Estalos pela região do ocorrido.

 

Uma recomendação é para que, em casos de qualquer um desses sintomas ou qualquer um dos tipos de fraturas, que não haja a tentativa de colocar o osso ou membro no lugar sem antes procurar um profissional. 

Se essa tentativa acontecer a lesão pode se agravar ainda mais, além causar ainda mais dor. Portanto procure ajuda imediatamente. 

Fraturas no pé e no tornozelo

As fraturas podem acontecer em qualquer membro do corpo humano, mas se o seu caso específico for em pés e tornozelos, não perca tempo e procure um ortopedista especialista nesses membros. Preencha o formulário abaixo e fale com um profissional ou também contate através do botão do WhatsApp ao lado.

Fale com um especialista