Quer descobrir de uma vez por todas se usar salto alto pode causar joanete? Neste conteúdo, você vai entender sobre este assunto e saber que sim, este tipo de sapato, quando usado em excesso, pode sim provocar o surgimento da joanete. Alguns especialistas apontam que 90% dos joanetes aparecem em mulheres, especificamente naquelas que abusam do salto alto.
Para isto, existe uma explicação. É que com a utilização de sapatos que possuem bicos muito finos ajudam a formar ou acentuar o problema e a tendência do pé dentro deste tipo de sapato é escorregar para frente, empurrando o dedão em direção ao segundo dedo.
O joanete, também conhecido como Hálux Valgo ou Hallux Valgus, nada mais é que uma deformação que afeta os dedos dos pés, principalmente o primeiro, comumente conhecido como dedão.
O joanete provoca uma saliência na articulação, fazendo com que o dedo sofra um desvio em direção aos demais, sobrecarregando as estruturas do pé. A causa do joanete é o fator genético, agravado pelo uso de calçados apertados, principalmente.
Além de entender que salto alto pode causar joanete, também é importante falar sobre os tratamentos para esta patologia.
Detalhe relevante é que não se deve iniciar tratamentos caseiros sem antes consultar um ortopedista especialista.
Alguns exemplos de tratamentos para joanete são os exercícios para a articulação, que visa trabalhar a articulação e minimizar a deformidade. Uma das opções é colocar uma toalha no chão e tentar puxá-la apenas com os dedos, depois empurrá-la.
Outra prática eficaz é envolver os dedões com um elástico e fazer força para esticá-lo com o dedo.
A repetição deste exercício pode ser de 10 vezes em três sessões, com intervalo de alguns segundos entre elas. Mas, vale sempre ressaltar que isto deve ser recomendado por um profissional que avaliará o caso de cada paciente em relação ao joanete.
Leia mais: Quais os tratamentos para joanete?
Outro método é a utilização de produtos ortopédicos, claro que sempre com a recomendação de um médico, mas o uso de produtos ortopédicos é uma medida interessante para prevenir, minimizar desconfortos e tratar o joanete. Eles também são indicados para o pós-operatório, quando há necessidade de fazer a cirurgia de joanete.
Existem muitas opções de itens ortopédicos indicados para cada situação, dependendo da necessidade e gravidade do problema, por isso, mais uma vez se reforça a necessidade de procurar por especialista caso os sintomas de joanete apareçam.
As talas, por exemplo, são responsáveis pela estabilização da articulação e por reduzirem a sobrecarga, evitando movimentos bruscos.
Agora, nada adianta se o paciente seguir usando sapatos inadequados, principalmente as mulheres que agora já sabem que usar salto alto pode causar joanete. A melhor maneira de resolver este problema é conversar com seu médico e ver as possibilidades de calçados apropriados.
Agora está tudo explicado que sim, salto alto pode causar joanete. Mas, afinal, para resolver este problema, é recomendado uma intervenção cirúrgica?
Na piora dos sintomas ou da deformidade, quando o tratamento conservador falha e a dor e o inchaço interferem nas atividades diárias, a avaliação com o especialista em joanete é indicada para avaliar a necessidade cirúrgica.
Existe uma grande variedade de cirurgias para correção do Joanete. Dentre os principais objetivos estão: ressecção da proeminência com realinhamento ósseo e reparo das partes moles. O objetivo é reduzir a dor e melhorar a deformidade evitando quadros mais graves no futuro.
O pós operatório depende da técnica utilizada. Hoje, a cirurgia minimamente invasiva é realidade, pois permite cargas precoces com órteses específicas resultando em um conforto maior ao paciente e retorno às atividades. Tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia quando consultar um especialista em joanete.
Veja também quais são as 8 maneiras de aliviar a dor nos joanetes
Quer tirar mais dúvidas sobre o joanete e realmente ter certeza se salto alto pode causar joanete? Fale com um ortopedista especialista neste assunto.
Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.