(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Tempo de recuperação de uma torção no tornozelo

COMPARTILHE

Qual o tempo de recuperação de uma torção no tornozelo? Sempre quando algo acontece envolvendo alguma torção ou fratura, uma das dúvidas sempre é qual o tempo necessário para recuperação. 

Neste conteúdo você saberá mais detalhes sobre este tipo de torção, o que ela pode significar e como os especialistas recomendam a recuperação. 

Afinal, o que é a torção do tornozelo?

Antes de entender sobre quanto tempo de recuperação de uma torção no tornozelo, é importante saber mais sobre o que significa este tipo de torção.

Trata-se de um mecanismo de trauma que resulta na lesão de um ou mais ligamentos, mais comum na parte de fora. Ligamentos são estruturas que conectam os ossos unindo as articulações. No tornozelo é um dos responsáveis em promover estabilidade nos movimentos laterais.

E o tempo de recuperação?

Sobre o tempo de recuperação de uma torção no tornozelo, é importante considerar que alguns entorses são piores que outros. A severidade vai depender do grau de agressão ao tecido (estiramento, lesão parcial ou total) e também no número de ligamentos acometidos. 

Por conta disso, a conduta adotada pelo ortopedista especialista em tornozelo vai depender dos exames e do grau da torção. 

A verdade é que não existe falar qual o melhor tratamento ou qual o mais rápido, pois tudo depende do grau e do quanto o tornozelo do paciente está comprometido com o entorse. A depender do acontecido, a pessoa não chega a ficar impossibilitada de andar, por exemplo. Por isso, o exame físico se faz necessário, para que o ortopedista consiga analisar com precisão qual será o tipo de tratamento e entender, perfeitamente, qual será o tempo de recuperação de uma torção no tornozelo.

Afinal, muitos pacientes acreditam que ao torcer o tornozelo e conseguir mexer os dedos e não sentir tanta dor, pode ser um bom sinal, mas mesmo assim, algum ligamento pode ter se rompido e a procura por um médico especialista se faz muito necessária. 

Quais sintomas a pessoa pode ter?

Abaixo, listamos alguns dos sintomas que uma pessoa pode ter ao torcer o tornozelo. Se algum deles piorar ou não melhorar, a procura por um ortopedista se faz necessária. Mas, o recomendado sempre é buscar auxílio profissional após o ato da torção e não esperar os sintomas piorarem.

  • Dor ou desconforto;
  • Edema (inchaço);
  • Hiperemia (vermelhidão);
  • Dificuldade para caminhar;
  • Rigidez ou limitação.

Como pode ser feito o tratamento?

Geralmente, o médico pode recomendar um tratamento conservador e, se caso não surtir efeito, outras intervenções podem ser necessárias, como por exemplo, a cirúrgicas. Por conta disso é tão importante consultar um especialista e fazer as avaliações físicas. Somente após a consulta o profissional saberá exatamente o tempo de recuperação de uma torção no tornozelo.

O tratamento precoce acontece quando você procura um especialista em torção do tornozelo e isso é fundamental. Logo que feito o diagnóstico segue as recomendações:

  • Repouso, como por exemplo, não forçar o tornozelo lesionado; 
  • Utilizar gelo na região torcida, como uma compressa por 15 minutos a cada hora nos primeiros dias e perto de 4x ao dia;
  • Compressão com uma meia elástica de média compressão 3/4 pode ser usada nas primeiras semanas;
  • Elevação do tornozelo, principalmente nos primeiros dias manter o membro na altura do coração ajuda a circulação no membro e melhora o edema.

Fale com quem entende!

Quer tirar mais dúvidas sobre o tempo de recuperação de uma torção no tornozelo? Não perca mais tempo, preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especializado em pé e tornozelo.