(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Tendão de Aquiles com calcificação: Qual o tratamento?

COMPARTILHE
Quando a cirurgia no Tendão de Aquiles com calcificação é necessária?

Quer descobrir qual o tratamento para tendão de aquiles com calcificação? Primeiro, é preciso entender o motivo pelo qual isto acontece, afinal, o que significa calcificação no tendão? 

É importante saber que esta calcificação significa, geralmente, que o tendão está degenerado, ou seja, que está sofrendo há muitos anos. Deste modo, há risco do tendão romper e ser necessário fazer uma cirurgia para repará-lo.

Porque ocorre a calcificação?

Tendo entendido o que é este problema, se faz necessário descobrir porque ele ocorre. 

Quando há um aumento anormal do teor de cálcio no sangue, também chamado de hipercalcemia, não necessitando de uma lesão prévia. Tal aumento causa a precipitação do íon cálcio ao se unir com o fosfato.

Este processo, no entanto, pode ocorrer em diversos tecidos do corpo, chegando a comprometer suas funções, como por exemplo no tendão de aquiles..

O que causa calcificação no tendão de Aquiles?

A calcificação no tendão de Aquiles está relacionada com processos inflamatórios crônicos ou secundária à hipersolicitação.

Estas calcificações são resultados da tentativa insistente de cicatrização da lesão crônica com degeneração do tendão e calcificação local das suas fibras. Se houver sintomas ou sinais deste tipo de problema, o recomendado é procurar imediatamente um ortopedista especialista em pé e tornozelo para fazer avaliação e entender melhor o caso, pois somente assim você saberá qual o tratamento para tendão de aquiles com calcificação.

Como é o tratamento?

Saber qual o tratamento para tendão de aquiles com calcificação só será possível mediante avaliação de um médico ortopedista, que após analisar o caso específico do paciente saberá como proceder.

No entanto, a abordagem do tratamento leva em consideração o tempo da lesão, intensidade dos sintomas e extensão da lesão. O tratamento conservador pode ser a primeira opção, como por exemplo:

  • Imobilizações com gesso ou bota imobilizadora, proporcionando repouso e proteção ao diminuir a força exercida no tendão.
  • Gelo, pois esta sempre é uma medida eficiente para processos inflamatórios agudos. Compressas de 15 minutos auxiliam para diminuir a dor e o edema.
  • Medicações, como anti-inflamatórios não esteroides e corticoides tem o seu papel usados com objetivo de diminuir a dor, inflamação e auxiliar na reabilitação, principalmente nas lesões agudas.
  • Palmilhas que sejam feitas sob medida para casos de pés muito pronados ou alterações estruturais.
  • Órtese noturna sempre ajuda a manter o tendão alongado durante a noite.
  • Terapia por ondas de choque, caso necessário, vai auxiliar no reparo da lesão e controle do processo inflamatório.
  • Fisioterapia, a pedido do ortopedista, como exercícios de alongamento, manipulação do tecido, fortalecimento com balanço muscular específico e analgesia são medidas eficientes para tratar o paciente e evitar a piora da lesão.

Quando a cirurgia no Tendão de Aquiles com calcificação é necessária?

Se o tratamento conservador falhar em restaurar o Tendão de Aquiles com calcificação, a cirurgia pode ser necessária. O especialista em tendão de aquiles leva em consideração a extensão da lesão, idade, grau de atividade, ocupação, entre outros para selecionar o procedimento mais adequado.

Fale com um especialista

Se os sintomas surgirem, não perca tempo. Tire todas as suas dúvidas sobre tendão de aquiles com calcificação, cirurgias e tratamentos para esta patologia consultando um médico ortopedista, especialista em pé e tornozelo.

Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano. 

Fale com um especialista

Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.