O tendão de Aquiles é uma estrutura com cerca de 15 cm, responsável por unir os músculos da panturrilha à parte de baixo do calcanhar. Quando este tendão é rompido, os sintomas podem ser logo percebidos rapidamente pela pessoa.
Por isto, é importante entender quais os sintomas do tendão de aquiles rompido e procurar ajuda de um ortopedista especialista imediatamente.
A ruptura do tendão de Aquiles pode acontecer com qualquer pessoa, mas afeta principalmente praticantes de atividade física ou pessoas que forçam demais a região.
Qualquer atividade de impacto e esforço repetitivo, que utilize os tornozelos e pés, sem o preparo físico adequado deixa suscetível a essa patologia. Atletas de alto desempenho e amadores ou profissionais que andam muito são exemplos. Obesidade e sedentarismo também são fatores de risco.
Antes de confirmar quais os sintomas do tendão de aquiles rompido é preciso saber como esta lesão pode acontecer. A ruptura pode ser total ou parcial, variando de 3 a 6 cm. No caso de rupturas parciais não há necessidade de realizar cirurgia, mas a fisioterapia é indispensável. Já nos casos de ruptura total é preciso realizar uma cirurgia seguida de algumas semanas de fisioterapia para a completa recuperação.
Finalmente, vamos entender quais os sintomas do tendão de aquiles rompido, tema deste conteúdo.
É importante, vale sempre ressaltar, que em caso de suspeita de ruptura de tendão de Aquiles o médico especializado deve ser procurado imediatamente para que seja realizado teste que demonstra o rompimento e a gravidade da situação, para que somente assim, o tratamento correto seja indicado.
O tratamento para ruptura no tendão de aquiles pode variar de acordo com cada paciente e a situação em que a lesão está.
Por isto, é de extrema importância que se procure um ortopedista especialista o mais rápido possível.
No entanto, o médico deverá, inicialmente, a depender do seu caso, recomendar o tratamento conservador, levando em consideração o tempo da lesão, intensidade dos sintomas e extensão da lesão.
Este tipo de tratamento envolve, entre outras coisas, a imobilização do local, gelo na região afetada, fisioterapia e tratamento com ondas de choque.
Após entender quais os sintomas do tendão de aquiles rompido e como o tratamento pode ser feito em casos de rompimento, muitas pessoas têm dúvidas em caso do tratamento conservador falhar.
Se isto acontecer, a cirurgia pode ser necessária. O especialista em tendão de aquiles leva em consideração a extensão da lesão, idade, grau de atividade, ocupação, entre outros para selecionar o procedimento mais adequado.
Quer saber mais sobre quais os sintomas do tendão de aquiles rompido? Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e entre em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.