Está buscando tratamento para metatarsalgia? Conte com um ortopedista especializado neste tipo de patologia para ter a avaliação correta do grau do neuroma. Dr. Gustavo Maximiano é ortopedista especialista em pé e tornozelo, clique aqui e fale com a equipe para solicitar uma consulta para saber tudo sobre o tratamento para metatarsalgia.
Quem busca entender sobre o tratamento para metatarsalgia também precisa saber quais podem ser as causas da doença.
Importante saber que quando se fala em metatarsalgia, qualquer situação que agrida o nervo pode levar ao desenvolvimento do neuroma e uma das principais causas é o uso de calçados bico fino ou salto alto que forçam os dedos a se "espremerem" dentro de um ambiente estreito.
Àquelas pessoas que possuem joanete , dedos em garra ou pé plano, por exemplo, também possuem altos riscos de desenvolver o neuroma. No entanto, há ainda outras causas em potencial como a falta de flexibilidade e atividades que demandam muito impacto ou sobrecarga na região plantar e anterior do pé, como corredores, esportes de quadra e até mesmo dança.
Sim, existe tratamento. Porém, antes de definir qual será o correto, o médico especializado neste tipo de patologia precisa saber a gravidade do caso de cada paciente, entender por quanto tempo os sintomas estão presentes e o estágio da metatarsalgia.
Isto porque o tratamento para metatarsalgia pode variar de acordo com a gravidade do problema e somente um especialista poderá realizar os exames necessários e avaliar a situação.
Normalmente, quando os casos são diagnosticados como leves e moderados, o ortopedista irá pedir um tratamento mais conservador que implica, por exemplo, no uso de palmilhas feitas sob medida, com finalidade de proporcionar melhor distribuição da carga com suporte nos metatarsos.
A utilização de gelo no local também deve ser recomendada, pois diminui os edemas nas fases agudas dos sintomas.
O ortopedista também pode recomendar mudança de atividade, indicando ao paciente que não faça exercícios que coloquem pressão no antepé, bem como a mudança no tipo de calçado utilizado. Sapatos estreitos e de bico fino precisam ser evitados para quem busca tratamento para metatarsalgia.
O uso de medicamentos, sempre é importante reforçar, precisa ser recomendado pelo profissional. Por isto, não se automedique em nenhuma circunstância.
Assim que os sintomas começarem ou ficarem cada vez mais constantes, a procura por um especialista em metatarsalgia é de extrema importância. O ortopedista irá fazer uma avaliação detalhada do caso, pois cada paciente pode apresentar um tipo de situação e, a partir daí, irá explicar os procedimentos que devem ser tomados até a indicação de uma cirurgia.
No entanto, a cirurgia de metatarsalgia só é recomendada em casos avançados em que o tratamento conservador não é suficiente para melhorar os sintomas, o nervo já está com a anatomia alterada e qualquer atividade provoca os sintomas.
Quer tirar mais dúvidas sobre o tratamento para metatarsalgia? Não perca mais tempo, preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especializado em pé e tornozelo.