No conteúdo exclusivo de hoje que preparamos para nosso blog, o assunto é explicar a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção. Você sabe diferenciar cada um deles? Não? Então continue lendo esse blogpost que vamos esclarecer tudo.
Você também pode, sempre que achar necessário, ou que estiver sentindo algum sintoma, procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para sanar todas as suas dúvidas e saber exatamente quais medidas devem ser tomadas.
Vamos para as especificações?
A fratura é um tipo de lesão que acontece quando há a perda da continuidade óssea. Isso quer dizer que após um traumatismo, o osso acaba se dividindo em dois ou até mais fragmentos. Pode ser classificada, ainda, como uma quebra.
Existem tipos de fraturas como: aberta ou exposta, estável, incompleta, cominutiva e estresse. A gravidade de uma fratura não é precisa, ela pode variar de acordo com o impacto que for sofrido pela estrutura óssea.
Quando falamos em luxação devemos levar em consideração que se trata de um traumatismo caracterizado pelo deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação. Esse tipo de trauma acontece, normalmente, em tornozelos, joelhos, ombro, quadris e dedos e, se no seu caso especificamente for em pés e tornozelos, procure o especialista para solucionar seu problema com a luxação.
Os sintomas para a luxação são hematomas, dores e inchaço no local. A cirurgia, neste caso, só é indicada em casos mais graves, mas tudo será avaliado corretamente pelo ortopedista especialista.
A contusão nada mais é que uma pancada ou impacto que tenham sido agressivos. Normalmente ocorre sem cortes e em tecidos moles, como vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e nervos. A lesão pode vir acompanhada de dores e, em alguns casos, inchaço. Para essas situações, a indicação é sempre procurar um profissional.
Falando agora sobre torção, pode-se classificar este tipo de trauma ao movimento atípico do osso, ou seja, para fora da articulação o que pode gerar lesão de ligamentos. A entorse pode ser apresentada em três tipos: ruptura total, parcial e estiramento e você pode tirar todas as suas dúvidas consultando um especialista.
Agora que você já sabe a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção, procure um especialista para saber os detalhes sobre os métodos de tratamento, caso você esteja sentindo algo parecido.
Durante a consulta você pode tirar todas as suas dúvidas, saber valores e as técnicas a serem utilizadas. Entre em contato com um especialista.